História do marketing digital e tudo o que você precisa saber

0

Você, que está no nicho do marketing e de tudo que ele abrange, já pensou na história do marketing digital e como ela é importante para formar um bom profissional? Afinal, quando pensamos em uma profissão, precisamos pensar que é importante conhecer uma história que sempre há por trás, saber o contexto e todos os detalhes que formam o que você exerce.

Logo, é essencial que esse tema seja compreendido em sua completude. Então, comece estudando a história do marketing digital e como ela teve um crescimento ao longo do que conhecemos, porque a forma como você irá executar uma atividade será ainda mais completa. Agora, dito isso, leia a matéria acerca da história e amplie seus conhecimentos e curiosidades. Vamos nessa?

Conheça a história do marketing digital e onde surgiu

Primeiramente, é preciso entender que a história do marketing digital não é tão antiga quanto parece, apesar de diversas novidades terem surgido desde então. O marketing raiz surgiu em 1490, com a criação da prensa, por Gutenberg. Contudo, o digital, que é o mais difundido e que conhecemos hoje, começou a aparecer com veemência a partir dos anos 90.

Dessa forma, por volta de 1990 em diante,  juntamente com o advento da internet, criou-se também a conhecida modificação do marketing. Esta, por sua vez, saiu majoritariamente das rádios e das TVs para os meios sociais e digitais, as redes e plataformas que tanto usamos hoje em dia. 

Obviamente, não da forma como é visto na modernidade, mas caminhava a passos largos para grandes mudanças. Com isso, os métodos se inovaram e o offline já não era mais prioridade. O novo normal era, e ainda é, o acompanhamento do crescimento das redes de internet.

Existe marketing offline?

Antes de explicarmos essa relação intrínseca entre a internet e a história do marketing digital, vamos voltar alguns anos e explicar o que é o marketing offline que ainda é visto. 

Sabe aquela propaganda sem muito foco em cativar o cliente, apenas com o intuito de vender, que um supermercado faz na televisão e nos materiais impressos, por exemplo? Esse é o marketing off, que não depende de internet e do gerenciamento de mídias sociais para acontecer.

Portanto, se o processo de abordagem ao cliente é diferente e os veículos de comunicação são diferentes, é claro que as estratégias que eram utilizadas e que são reinventadas com o avanço da história do marketing digital também não seguem os mesmos padrões. 

Conhecimentos que são existentes na contemporaneidade, como conteúdos de topo de funil, métricas, análises de gráficos, profissionais específicos para gerenciar as redes sociais e tantos outros métodos e profissões, não eram necessários e, por diversas vezes, nem existiam.

Nesse sentido, compreender essa história é compreender como a sociedade se adequa aos padrões que vão surgindo, comprando novidades a cada notícia inédita que surge. Se há novidade, há estudo por trás para dar certo, e somente um bom estudo histórico nos proporciona esses dados.

A internet é um marco inicial para a história do marketing digital

Dessa forma, finalmente vamos comentar melhor sobre a ascensão da internet e sua relação estreita com a história do marketing digital.

É preciso entender que o que era febre logo no início ainda circula na atualidade, mesmo que de outro modo. Antes, o que deu certo logo em 1990 eram exclusivamente os sites, que começaram a surgir em peso, mesmo que ainda fossem bem básicos e com poucas informações. 

Entretanto, é nesse processo básico que se parte para criação de logísticas mais sofisticadas, plataformas de buscas (Google, Yahoo), conteúdos com estratégias mais persuasivas e nichadas, estudos acerca do sucesso das propagandas e a criação do banner clicável, tendência em 1994.

Depois disso, o Google surgiu em 1998, contribuindo ainda mais para que a história do marketing digital avançasse, potencializando o sentimento de competição dos sites em quererem estar sempre nas primeiras páginas de busca dessa plataforma e contribuindo na propagação de blogs.

Algum tempo depois, as queridas redes sociais, como o Facebook, Instagram e as demais, ganharam destaque na vida dos usuários. É interessante pensar também que antes o Inbound Marketing, isto é, essa ideia de engajar e encantar o público, não era necessária, então o que era feito era o Outbound Marketing, quando não há a aplicação dessas estratégias e desses pilares.

E aí? Você acreditava que a história do marketing digital era desse jeito? É claro que as situações não são tão lineares, mas, sim, cheias de nuances. No entanto, compreender os principais pontos te torna um especialista em marketing ainda mais diferenciado!
Obrigada pela leitura até aqui e esperamos que o conteúdo informativo tenha expandido seus horizontes! Não esqueça de ler mais posts do nosso blog, como forma de agregar valor ao seu serviço, e até a próxima matéria.

Leave A Reply

Your email address will not be published.