Marketing de atração e o Inbound: entenda a relação e melhore os seus resultados de forma orgânica

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Aqui no blog, já falamos, de modo um pouco mais breve, sobre os tipos de marketing, não é mesmo? Caso não tenha visto esse post, dê uma conferida nele e, depois,  volte aqui. O fato é que o ramo do marketing digital é extremamente amplo, e existem diversas vertentes que se entrelaçam para que o seu negócio tenha ainda mais sucesso. Por exemplo: você sabe quais são as estratégias e metodologias do marketing de atração, conhecido também como Inbound?

Bom, sem dúvidas, saber mais sobre esse conceito e como aplicá-lo é fundamental para que a sua marca, a sua empresa e os seus resultados no final do mês sejam ainda mais proveitosos. Por isso, se você quer um conteúdo completo e prático sobre o assunto, além de bons ensinamentos de forma gratuita, basta continuar lendo até o final para ficar por dentro. Bora saber mais?

O que é marketing de atração?

Primeiramente, é importante compreender que Inbound marketing e marketing de atração são sinônimos, okay? Para que não haja dúvidas e para que o seu aprendizado seja ainda mais efetivo, tenha isso em mente. 

Um outro ponto essencial de ser entendido é que tudo se baseia em como o seu consumidor se comporta. Ou seja: décadas atrás, a forma de venda era diferente da que conhecemos hoje, e quem dita isso são os consumidores.

Por isso, criou-se o chamado marketing de atração que, como o próprio nome sugere, quer atrair e, por meio disso, fidelizar clientes o mais rápido e em maior número possível, sempre mantendo a qualidade dessas relações entre clientes e marcas. Esse tipo de técnica, que tem um dos maiores custos x benefícios, não anula outras existentes no mercado, como o marketing de conteúdo que tem a ver com essa questão. 

Entretanto, é preciso que você conheça especificamente os pilares de cada termo para que consiga atrair a clientela na prática. Sendo assim, confira qual a metodologia utilizada por essa estratégia digital.

Qual a metodologia do marketing de atração?

Dessa forma, o marketing digital, assim como os demais, é dividido em etapas de desenvoltura, as quais, em cada etapa, utiliza-se técnicas do marketing digital que guiam o cliente e a empresa em uma jornada humanizada e que irá trazer uma fidelidade. As etapas são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encantamento.

É válido ressaltar que a ordem não precisa ser, necessariamente, essa linear dos tópicos, mas, geralmente, é como ocorre dada a organização da empresa.

Resumindo, a atração consiste em, a partir da persona e do público-alvo bem definidos, atrair os seus clientes com conteúdos relevantes para ele, demonstrando que a sua marca é quase que indispensável no dia a dia do público. Isso é feito, por exemplo, através de uma boa gestão de mídias sociais, as famosas redes.

Depois, no caso da conversão, é quando o seu futuro cliente já tem conhecimento prévio sobre a sua empresa e você terá o foco de atrair leads, isto é, clientes em potencial. 

Nesse caso, os conteúdos ainda precisam ser relevantes, mas precisam cativar o público também, como se gerasse uma gratidão neles. E-books são bem cotados para esse caso, assim como a distribuição de materiais ricos e de formulários para conhecer mais ainda quem segue o seu conteúdo.

Assim, no fechamento, o lead está cada vez mais próximo de fechar uma compra com você, mas pode ainda estar com um certo receio, pensando se aquilo, o que você está vendendo, tem a ver com ele ou se ele está realmente precisando. Nessas horas, a empresa deve retirar qualquer tipo de dúvida, incentivando a compra por meio de e-mails marketing, por exemplo.

E, quando o assunto é encantamento, o objetivo principal é que você cuide bem de quem comprou com você, inclusive, no pós-venda. Tratando bem o seu cliente, você tem grandes chances de que ele retorne para comprar de novo e que propague a sua marca para outras pessoas de graça, justamente porque gostou mesmo do seu serviço como um todo.

Melhores estratégias para alcançar um bom Inbound marketing 

Por fim, se ainda está confuso, veja as melhores estratégias para alcançar um Inbound de sucesso. Lembrando sempre de que é preciso avaliar o seu cenário e as suas métricas para que faça sentido para você, combinado?

Blog

Pode parecer que não, mas a sua empresa precisa ter um blog e um site. Mesmo que as redes sociais sejam o ápice atualmente, como que o seu cliente irá te encontrar na internet? Como você passará credibilidade se não estiver nos mais diversos canais de comunicação? Como você alcançará bons tráfegos orgânicos sem a ajuda dos buscadores? Tudo isso deve ser pensado, então tenha um blog, tenha um site da sua marca!

Tenha técnicas de SEO

O próximo passo, depois do blog, para que o seu marketing de atração e todo o contexto digital dê certo, é o de investir pesado em técnicas de SEO. Já comentamos algumas vezes aqui em nosso site que um SEO bem planejado abre diversas portas!

Veja alguns pontos que você deve dar maior destaque:

  • Realizar pesquisas e criar boas palavras-chaves
  • Deixar os textos dos artigos sempre o mais original, fluido e otimizado possível;
  • Otimizar as imagens para que não fiquem pesadas;
  • Melhorar o carregamento da página;
  • Ter um design responsivo;
  • Postar conteúdos relevantes.

Marketing de atração: gerencie bem suas redes sociais

Agora, sim, vamos falar dele: o gerenciamento de redes sociais. É importantíssimo que você tenha um perfil nas redes, que ele seja ativo, atualizado das trends e que toque nas “dores” dos clientes. A maior parte da população ama navegar nas redes, então você deve se fazer presente nas mais diversas, desde o Twitter até o Instagram, Facebook etc.

Aposte no e-mail marketing 

Por fim, crie um e-mail marketing para a sua identidade empresarial. Eles conseguem, com bastante maestria e sem serem tão invasivos, convencer quando é preciso, firmar a imagem da sua marca na mente dos clientes, encantar, pedir avaliações de produtos e de atendimento, proporcionar uma relação mais pessoal e humanizada etc. 

Viu como não é difícil entender e aplicar o marketing de atração nos seus investimentos e nas suas produções de conteúdo? É claro que tudo requer bastante estudo, teste, erros e acertos. No entanto, aos poucos, e com os artigos que disponibilizamos aqui, você consegue evoluir, e muito, a sua imagem. Esperamos que o seu sucesso esteja cada vez mais próximo de você e te aguardamos nos próximos artigos, combinado? Até a próxima!

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