O que é marketing de localização e como ele ajuda o seu negócio?

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Você já ouviu falar do marketing de localização? Pelo nome, é um pouco fácil deduzir sobre o que se trata, é verdade, mas saiba que ele é uma vertente do digital bem específica e que pode te ajudar MUITO a alavancar os seus negócios ainda mais rápido, considerando que a estratégia é bem nichada.

Diferentemente de outras áreas, o geomarketing leva em consideração não apenas as vontades dos clientes, mas também onde essas vontades estão localizadas.

Ficou confuso ainda e você não entendeu? Leia o artigo abaixo e não fique de fora das informações!

O que é o marketing de localização?

Para começar, vamos lá: o que é o tal do marketing de localização? Este, também conhecido como geomarketing, é uma estratégia de marketing que utiliza informações geográficas para direcionar e personalizar as mensagens e campanhas de marketing para um público específico em uma determinada localização geográfica. 

Desse modo, pode-se afirmar que essa abordagem é especialmente relevante na era digital, onde as tecnologias de geolocalização permitem que as empresas alcancem seus clientes com mensagens relevantes e oportunas, levando em consideração a localização física dos consumidores. 

Quais são os princípios básicos do geomarketing?

Tudo possui princípios, certo? Eles conduzem a ação, de modo geral. No marketing de localização, ocorre o mesmo. Aprenda os princípios:

  • Segmentação geográfica: o marketing de localização envolve a divisão de um público-alvo em segmentos com base em critérios geográficos, como país, estado, cidade, código postal, bairro, entre outros, por isso é tão diferenciado!
  • Geolocalização: o uso de tecnologias de rastreamento de localização, como GPS, Wi-Fi e sinais de celular, permite que as empresas obtenham informações precisas sobre a localização de seus clientes;
  • Personalização: assim, com base nas informações de localização, as empresas podem personalizar suas mensagens, ofertas e campanhas para atender às necessidades e interesses específicos dos consumidores em uma determinada área.
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Exemplos de estratégias de marketing de localização

E agora? Com os princípios do marketing de localização e o conceito em mãos, você deve pensar: onde eu aplico tudo isso?

Nós também vamos falar melhor sobre isso agora mesmo:

  • Ofertas e promoções locais: empresas podem enviar ofertas exclusivas e cupons para clientes que estão próximos de suas lojas físicas, incentivando-os a visitar e fazer uma compra;
  • Já ouviu falar em publicidade geográfica? Anúncios online podem ser direcionados com base na localização dos usuários, exibindo conteúdo relevante para a região em que se encontram;
  • Geofencing e Beacon Marketing: essas tecnologias permitem que as empresas enviem notificações push ou mensagens de texto para os dispositivos móveis dos clientes quando eles entram ou saem de uma determinada área geográfica;
  • Análise de dados geográficos: as empresas podem usar dados geográficos para entender melhor o comportamento do cliente, identificar padrões de compra e tomar decisões informadas sobre expansão de negócios.

Ou seja: tem a veia do marketing digital, mas é extremamente bem aplicado, não é mesmo?

Quais são as vantagens do marketing por localização geográfica?

Chegando na melhor parte, é essencial que você tenha em mente o que o marketing de localização pode, e vai, fazer por você. Não pense que não fará diferença na sua empresa, porque faz, sim, viu?

  • Você terá uma relevância aumentada: as mensagens direcionadas com base na localização são mais relevantes para os clientes, aumentando a probabilidade de engajamento;
  • Engajamento: a personalização das mensagens pode levar a um maior engajamento do público, resultando em taxas de conversão mais altas;
  • Criação de experiências personalizadas: as empresas podem criar experiências personalizadas e exclusivas para os clientes em diferentes regiões;
  • Aumento do tráfego nas lojas físicas, se for o caso: as ofertas e promoções direcionadas podem atrair mais clientes para as lojas físicas;
  • Acompanhamento de concorrência: todo mundo quer saber como anda o mercado do seu nicho, não é mesmo? O marketing de localização pode ajudar as empresas a entender como seus concorrentes estão atuando em diferentes áreas geográficas.

Você imaginava que o geomarketing conseguiria te atender em tudo isso e muito mais?

Considerações de ética e privacidade

Por fim, lembre-se sempre de que é muito importante respeitar a privacidade dos clientes ao utilizar estratégias de marketing de localização, tendo em vista que o consentimento e a transparência no uso de dados de localização são essenciais para garantir a confiança dos consumidores.

E, é claro, lembre-se de que os mais diversos marketings podem, e devem, ser integrados, ou seja, um tipo de marketing e de nicho deve dialogar com o outro, como é o caso do marketing de conteúdo, Inbound Marketing etc.

Como você pode perceber, o marketing digital tem a tendência somente de se expandir, com várias vertentes e vários assuntos, como é o caso do marketing de localização, o que significa que você tem MUITA chance de crescer junto ao mercado.

No entanto, como sempre reafirmamos aqui, é preciso que haja estudo, esforço e conhecimento envolvido, confiando em cursos e profissionais que te ajudarão a crescer.

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