Marketing de resultados: o que é e como usá-lo ao seu favor?

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O marketing de resultados é diferente e, por mais que todo estilo de marketing digital tenha como foco os resultados, obviamente positivo, esse tipo volta-se para a sua necessidade, a sua perspectiva empreendedora e a sua métrica, isto é, analisando de modo muito específico os dados que são recolhidos.

Portanto, compreender os diversos tipos de marketing digital é importante por isso: você consegue saber quais aplicar ao seu negócio e como utilizá-los ao seu favor da melhor forma. Continue lendo o nosso artigo abaixo, porque iremos explicar melhor sobre esse tipo de estratégia. Leia e saiba mais.

O que é marketing de resultados?

Em primeiro lugar, antes de compreendemos, na prática, o que é o marketing de resultados, vamos entender a teoria, certo?

Sendo assim, sabe-se que o marketing de resultados vai muito além de apenas mensurar os seus resultados já prontos, como tantos pensam. 

Na verdade, ele faz métricas profundas, convertendo acessos em resultados efetivos, ou seja, acessos em clientes. Vamos supor, por exemplo, que o seu site teve muitos acessos ou, ainda, que o seu Instagram alcançou diversas contas. Isso é um fator bom e deve, sim, ser levado em conta.

Entretanto, quando falamos de marketing de resultados, a análise não para somente nessa superfície. Para esse caso, o marketing se questiona: quantas dessas contas que a sua marca alcançou foram convertidos em leads, em vendas fiéis, em clientes? É nesse ponto que devemos trabalhar, porque é ele que gera o lucro efetivo.

A análise dos dados tende sempre a ser produtiva, vendo onde teve mais acertos ou erros, quais conteúdos mais fizeram sucesso ou não. Muito interessante, não acha?

Aplicando o marketing de resultados

Desse modo, com a teoria sobre marketing de resultados entendida, vamos para a parte prática, simulando uma situação para que você possa refletir acerca do seu negócio.

Com isso, imagine que, a partir de um post no Instagram que você fez, a sua marca conseguiu alcançar 500 novas contas. Estas foram alcançadas sem que você tivesse pensado em uma estratégia profunda, mas, sim, apenas lançado para o público um conteúdo X. Bom, os números são realmente bons, mas eles conseguem te passar algo?

Conclui-se, a partir disso, a importância do marketing de resultados, porque, nesse caso, você não iria analisar somente o alcance de 500 contas, mas também, e principalmente, quantos viraram leads e possíveis clientes.

Então, supondo que, das 500 contas alcançadas, 100 podem ser clientes em potencial, você irá deixar de lado os outros 400? Não! A ideia é trabalhar com todos os números, de modos diferentes, claro, mas visando sempre a conversão de clientes, sejam os que apenas foram alcançados ou os que já são leads.

Como mensurar os números do marketing de resultados?

Porém, agora que você entendeu o que é o marketing de resultados na prática e na teoria, como você consegue analisá-lo de modo efetivo? Quais estratégias e dados devem ser levados em conta? Bom, para isso, veja abaixo alguns indicadores produtivos que você pode começar a prestar mais atenção.

Número de visitantes 

Em primeiro lugar, você deve analisar, dentro do seu marketing de resultados, mas no marketing em geral, o seu número de visitantes. 

Sabemos que não é só ele que deve ser parâmetro para definir se uma marca está indo bem, mas sem visitantes não há como evoluir e trabalhar, certo? Afinal, se você está aplicando corretamente as estratégias, o correto é que haja visitantes.

Taxa de rejeição

O próximo passo e também um indicador que não pode ficar sem ser visto é a sua taxa de rejeição. Não se engane pensando que, ao ignorar os dados que não são tão satisfatórios, a sua empresa resultará em bons avanços de todo modo. Na verdade, ignorar pontos negativos é tão essencial quanto visualizar os positivos, porque, se há rejeição, é preciso examinar a fonte do problema.

Aceitação

Em contrapartida, como nem tudo é ruim, é claro que você tem uma aceitação a ser levada em conta, e poder trabalhar com o marketing de resultados é poder ter essa análise criteriosa das mais diversas áreas do seu negócio.

Por exemplo: é na taxa de aceitação que você consegue mensurar com efetividade quantos leads foram convertidos em clientes.  Junto a isso, consegue ter noção de qual post o seu público mais gostou, em quais redes eles mais se identificam, qual conteúdo dá mais certo etc.

Posição no marketing de resultados 

Ao longo de toda a leitura, você entendeu melhor sobre como aplicar o marketing de resultados, os motivos dele se diferenciar e como usá-lo ao seu favor, mas não se esqueça de que as estratégias precisam estar bem alinhadas para que, inclusive, você esteja em uma boa posição de busca na hora de alavancar o seu site e o seu blog. Isso porque, como sempre ressaltamos, o seu empreendimento não deve se reduzir às redes sociais. Você precisa estar quase que em todos os lugares.

Logo, o ideal é que a sua página sempre esteja dentre os primeiros links de busca com relação ao seu tema e ao seu nicho. Para isso, técnicas de SEO precisam estar em dia, assim como palavras-chaves relevantes, conteúdos originais e otimizados, fotos de qualidade e alguns outros tópicos bases. Em nosso blog, diversas dicas te ajudam e te conduzem, não deixe de conferir!

É claro que você não irá aplicar tudo de uma vez só e não fará esse trabalho todo sozinho. É preciso ajuda, rede de apoio e muito estudo para, de pouco em pouco, fazer acontecer um bom marketing de resultados.

Contudo, esperamos que o conteúdo tenha aberto seus horizontes e que você possa fazer bom proveito das informações aqui tratadas para melhorar a sua empresa! Não deixe de ler mais artigos nossos sobre marketing digital e até a próxima!

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