Inbound marketing, o que é e como utilizá-lo em sua empresa
O inbound marketing é o chamado novo marketing e consiste em trabalhar com estratégia de fidelização dos consumidores para que eles se tornem ativos da empresa. A nomenclatura de novo marketing se refere ao fato de fazer uma contraposição ao chamado velho marketing que consiste em apenas tentar empurrar os produtos/serviços para o seu consumidor.
A ideia do inbound marketing é que as pessoas do interesse da empresa possam estabelecer um diálogo com a mesma e assim se manter próximas a ela. Uma das bases desse chamado novo marketing é a produção de conteúdo com qualidade para estabelecer laços com o consumidor. Saiba agora como utilizar as estratégias do novo marketing para os seus clientes.
O que é e como usar estratégias de inbound marketing
-
O que é inbound marketing?
Trata-se de um compilado de estratégias de marketing que visa atrair a atenção do público-alvo para que ele se mantenha interessado. Não se procura apenas vender por vender e sim estabelecer uma relação de diálogo. O mais importante para esse tipo de marketing é que a sua empresa possa ser encontrada em diferentes meios digitais.
-
Produção de conteúdo
A principal estratégia do inbound marketing é a produção de conteúdo para fidelizar os clientes através da criação de interesse. Esta é uma ferramenta mais conhecida como marketing de conteúdo!
O principal objetivo é atrair a atenção do seu público-alvo de tal forma que ele entenda a sua empresa como a melhor do seu setor. Porém, vale a pena dizer que nesse caso é essencial prezar pela qualidade. Lembre-se que um conteúdo que não satisfizer as necessidades do seu público não irá manter a atenção dele por muito tempo e pode ser que procure o seu concorrente.
-
Estratégias de mídias sociais
Para obter sucesso diante do seu público de interesse é necessário que sejam adotadas algumas estratégias de mídias sociais, pois de nada adianta produzir um conteúdo de qualidade se ele não chegará ao seu alvo, não é mesmo? Usar softwares de monitoramento de visitas as suas páginas é essencial para saber quem e porque está visitando a sua página. Determinar quem está sendo atingido pelo seu conteúdo é interessante para saber se o público que você determinou como alvo é o certo ou se tem algum outro público que ainda não tinha sido visado.
-
SEO
O uso de palavras-chave e outras estratégias de otimização de páginas é essencial para quem deseja colocar o seu conteúdo em primeiro lugar nas buscas dos principais sites como o Google, por exemplo. Usar técnicas de SEO faz toda a diferença para quem deseja alcançar os primeiros lugares nas buscas e também quer posicionar o seu conteúdo corretamente para o seu público de interesse.
Conhecendo as etapas do inbound marketing
Para entender o funcionamento e aplicação do inbound marketing conheça a sua metodologia em etapas:
– Primeira etapa – Prospecção
Nessa fase é necessário trabalhar com a ideia de atração do público-alvo de seu interesse. Observe que nessa fase se busca chamar a atenção de uma grande variedade de pessoas sem ter a certeza de que se tornarão clientes fidelizados.
– Segunda etapa – Conversão
Esse é o momento em que se tentará transformar os visitantes eventuais em leads, isto é, em consumidores fiéis. Criar mecanismos de coleta de dados como formulários com e-mails e dados pessoais é essencial para conseguir estabelecer algum tipo de contato mais íntimo.
– Terceira etapa – Transformação de lead em cliente
É a fase em que o lead que é apenas um interessado será convertido em cliente efetivamente. Isso quer dizer que a sua empresa deve empregar estratégias em que o lead se sinta realmente conquistado a fechar negócio. Pode ser o estabelecimento de uma promoção ou alguma ação realizada através de automação de marketing.
– Quarta etapa – Fidelização
Essa etapa é o que diferencia essencialmente o inbound marketing do antigo marketing, pois demonstra que é importante fazer com que o cliente se sinta encantado de tal maneira que volte a realizar novas compras. Encantar o seu cliente faz toda a diferença no que diz respeito ao sucesso da sua empresa.
Use as ferramentas do marketing digital
Hoje em dia quem não está online não é lembrado e isso vale também para quem tem sua atuação essencialmente em lojas físicas. Então conheça mais das ferramentas digitais e comece a usá-las em seu dia a dia.
[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]