Outbound marketing, o que é?

O Outbound marketing nada mais é do que um sistema em que são usadas técnicas de marketing um pouco mais ultrapassadas, o chamado marketing tradicional. Este é o conhecido processo em que a empresa liga para o cliente, por exemplo, para vender o produto, processo que não acontece com o marketing atual.

Esta estratégia visa oferecer o produto ao cliente, da forma mais convincente possível, nem que para isso, a empresa tenha que apelar para insistência. Algumas vezes, a empresa se torna tão chata porque tenta encontrar novas formas de vender seu produto e as apresentam ao consumidor, que ele não pode nem ouvir falar mais da instituição.
Mesmo assim, ela não para de tentar convencer o cliente a comprar aquele produto e as estratégias utilizadas para isso são as mais diferentes possíveis.

outbound-marketing

Leia também: Inbound marketing, o que é e como utilizá-lo em sua empresa

Os exemplos da utilização do Outbound marketing

O Outbound marketing pode ser utilizado de várias formas e uma delas é através da televisão. É elaborado, por exemplo, um comercial para divulgação em algum canal da rede. Esta é uma estratégia considerada tradicional porque automaticamente ela acaba tentando convencer o telespectador sobre algo e o marketing atual não, ele faz com que esta pessoa procure a marca ou o produto.

Outra possibilidade de utilização do Outbound marketing está na rádio, onde propagandas são anunciadas com frequência, anunciando produtos ou ainda opções de aquisições para o consumidor. A internet traz quase o mesmo sistema, uma vez que, quando se anuncia algo, da mesma forma que na rádio, pode anunciar em um local onde acredite que seu objetivo vai ser concretizado, uma vez que há a opção de escolha do local de anúncio.

A entrega de panfletos, talvez a metodologia mais conhecida do Outbound marketing, faz sucesso mundo a fora justamente pela questão de, apesar de tradicional, conter diversas informações que podem vir a ser importantes para o consumidor, entre elas endereço e contato da empresa e muitas vezes inclusive algumas promoções. Os panfletos são elaborados por um profissional da empresa ou de publicidade, contratado para a ação, e depois, distribuídos por outro profissional nos pontos que a empresa escolhe.

Não se pode esquecer que estes são exemplos de Outbound Marketing justamente por manter o lado tradicional de vendas da empresa, onde existe divulgação e a instituição procura o cliente para vender seu produto. Sem dúvida, muitas delas ainda dão certo basta planejamento.

Antes de uma campanha de Outbound marketing começar, o que é preciso fazer?

Antes de a empresa instituir que a estratégia utilizada será o Outbound marketing, é necessário que se pense com relação a alguns critérios que permitam que isso aconteça. Inicialmente, a empresa precisa pesquisar. Saber o que o cliente deseja saber ou ainda, o que pretende comprar. Depois disso, é necessário entender a concorrência deste determinado produto, uma vez que se esta utilizar estratégias tradicionais, não há problemas em utilizar também. O problema é quando a concorrente utiliza muitas metodologias diferenciadas, porque então, se a empresa nova também quiser ter prestígio, será necessário se igualar ou passar a concorrente.

Depois de analisado o cliente e a concorrência e então escolhida a estratégia de Outbound marketing que será utilizada, precisa-se planejar, entender quais serão os custos, quando a campanha será divulgada ou inserida em algum meio e quem serão os responsáveis por este processo. Quando mais planejamento, mais chances de dar certo, uma vez que, as coisas tenderão a sair sem margens de erro.

O Ooutbound marketing tecnológico

Mesmo contando com grande parte de suas estratégias ainda no método tradicional, o Outbound marketing também conta com opções inovadoras que precisam e focam seus trabalhos na internet. Isso porque, o mercado de forma geral, entende que sem internet não é possível abranger todo um público que pertence às redes e não abre mão dela.

Tem-se então o processo denominado mala direta, onde a empresa gera conteúdo de propagação de sua empresa e encaminha para seus clientes. Este é um processo muito usado e que sim, gera resultados positivos, uma vez que uma parcela de quem recebe estes e-mails os abre e que esta estratégia não tem tantos custos assim para a empresa.

Os anúncios nas mídias sociais também são muito comuns e acabam gerando clientes, não em massa, mas em parcelas.
Isso porque, é muito comum observarmos alguém que está navegando nas redes, observa um anúncio e então a partir deste momento passa a se interessar pelo produto.

[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *