Marketing de afiliados realmente dá retorno? O que é, como funciona e como começar

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O marketing digital é um multiverso repleto de possibilidades que, além de melhorarem e ampliarem as formas de trabalho, também contribui para que rendas extras sejam formadas no conforto dos nossos lares, sem que haja investimentos absurdos ou abdicações do nosso tão prezado tempo livre. Um exemplo claro dessa expansão tecnológica e do mercado é o chamado marketing de afiliados, você sabe o que isso quer dizer?

Fazendo jus ao nome, é um tipo de marketing que tem como foco, por meio de uma pessoa física filiada a uma marca, contribuir mutuamente para o seu ganho pessoal e para a conversão de cliques em vendas para a empresa que você está dispondo o seu serviço. Agora, se você quer entender na prática como funciona, o que é e como começar a receber as suas comissões, é só continuar lendo!

O que é marketing de afiliados? 

Primeiramente, falando em termos mais técnicos, o chamado marketing de afiliados trata-se de uma relação quase que direta (na maioria dos casos) entre o produtor/marca/empresa de um determinado nicho e, é claro, o afiliado. 

Assim, quando a filiação ocorre, a partir da escolha do nicho, da marca e dos produtos que você deseja trabalhar, a ideia é que, a cada venda que você faça por meio da sua interpelação com o cliente, você receba comissão por ela. Simples e prático, não acha?

Essa estratégia, atualmente, é a melhor forma de fazer publicidade nos tempos atuais, ou seja, estando presente nas mídias digitais. Além disso, é uma ótima forma de conseguir contatos, parcerias, expandir o seu mercado de vendas e de ser reconhecido cada vez mais, já que você (afiliado) e marcas podem estar no Instagram, Twitter e, até mesmo, no YouTube!

Apesar de parecer algo muito recente e, de fato, se popularizou nos últimos anos, a pioneira disso tudo foi a grande empresa Amazon, na década de 90. 

Naquela época, a marca começou a disponibilizar essa possibilidade para as pessoas que se interessavam pela marca e desejavam anunciar os produtos que a empresa vendia. O sucesso foi tamanho que perdura até hoje e outros anunciantes já aderiram a ideia.

Quais são os tipos de marketing de afiliados?

Desse modo, é claro que, com tanta modernidade, não existiria apenas uma forma de trabalhar com marketing de afiliados, não é verdade? Isso porque, apesar da semelhança entre os tipos, há mais de um método de execução desse marketing, e nós iremos exemplificar melhor logo abaixo, confira:

Custo por Clique (CPC)

Sendo assim, para iniciar, nesse primeiro caso temos o básico: clicou, recebeu! O afiliado é remunerado por clique, ou seja, independentemente do meio que está vinculado, se um possível cliente clicar em algo, por exemplo, um link, que tenha o seu cadastro, e ele efetivar a compra ou não, então você tem a sua comissão. Nesse caso, a remuneração do afiliado dependerá do desempenho da marca em atrair a clientela, porque não é preciso comprar, apenas clicar.

Custo por Ação (CPA)

Contrariando o primeiro exemplo, esse é o caso de que, para além de clicar no anúncio, o futuro cliente precisa fazer uma ação, seja ela de comprar, preencher um formulário ou cadastrar o CPF, por exemplo.

Logo, é preciso que a marca tenha um bom desempenho, mas é igualmente importante que o afiliado tenha uma boa performance e persuasão para transformar o clique em uma ação útil e rentável

Custo por Mil Impressões (CPM)

A sigla quer dizer Custo por Mil Impressões, isto é, o anunciante paga um valor fixo para o afiliado alcançar, pelo menos, mil visualizações no anúncio feito. 

É importante ressaltar que apenas por acessar uma página que tenha o anúncio, a comissão já passa a contar, porque é considerado que o anúncio impactou o leitor automaticamente de algum modo.

Nesse sentido, para a métrica da CPM, você, afiliado, deve ter uma boa influência para garantir muitos acessos, uma vez que ele será remunerado de maneira bem ativa. Para fechar, ainda neste tópico, de modo breve, existe também o CPV, que é a comissão por venda, o mais clássico que é: vender, ganhou. Bem simples, hem?

Como começar a ser um afiliado?

Por fim, obviamente a pergunta que todos estão fazendo: como começar a trabalhar com marketing de afiliados? Bom, existem alguns pontos que você deve levar em conta que, sem dúvidas, a princípio, fazem a diferença. A saber:

  • Escolha qual o nicho que você quer trabalhar e quais são os produtos, marcas e anunciantes, lembrando sempre de optar por aquilo que tenha a ver com o seu estilo de vida, de preferência. Afinal, vender não envolve somente o produto, mas, sim, uma experiência completa;
  • Busque parcerias para expandir a sua audiência e prospectar clientes;
  • Estude sobre marketing digital e se aprofunde no mundo da filiação, para saber qual convém mais com a sua realidade;
  • Se faça presente nas mais diversas redes sociais e estude bastante estratégias de SEO, métricas, analytics e outros dados relevantes (temos posts sobre isso em nosso blog, dê uma conferida!);
  • Defina uma possível persona e público-alvo;
  • Esteja atento às trends.

É claro que existe muito mais por trás do que está sendo dito, mas o primeiro passo precisa ser dado e, à medida em que erros e acertos forem sendo criados, você perceberá o seu padrão de sucesso! Esperamos que você tenha entendido melhor sobre o marketing de afiliados e sobre as chances de lucrar sem sair de casa. 

Obrigada pela leitura e não se esqueça de estudar mais a partir de nossos outros posts. Até a próxima!

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