Tipos de marketing digital: conheça as melhores estratégias e como colocá-las em prática

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Com os avanços da tecnologia e com o crescimento cada vez mais comum dos usuários nas mais diversas plataformas das redes sociais e dos veículos de comunicação, a popularização da internet permitiu que muitas mudanças na forma de transmitir uma mensagem pudessem ser instauradas. Logo, atualmente, nada mais é como em algumas décadas passadas, existindo, por exemplo, diversos tipos de marketing digital para aplicar na sua empresa.

O uso dos meios digitais despertou nos donos dos negócios, sejam eles produtores de conteúdo ou CEOs de empresas, a necessidade de se reinventar diariamente em prol de estudos que melhorem a assertividade da escolha das estratégias de publicidade e propaganda  nos seus nichos. Por isso, é essencial que se entenda mais sobre o marketing digital, o pai de todos os resultados da atualidade e, é claro, os tipos em que ele se divide.

Tipos de marketing digital: por que é importante conhecer mais?

Primeiramente, antes de compreender, de fato, sobre os tipos de marketing digital, é importante entender o que você ganha e o que te espera quando as técnicas dessa área são devidamente aplicadas.

Portanto, quando o marketing é bem investido, você tem a garantia de que ele é uma maneira de que:

  • Você entenderá melhor o seu público e fará conteúdos voltados para ele;
  • Construir uma humanização na sua relação entre cliente e empresa;
  • Fidelizar as vendas;
  • Criar novas oportunidades de venda;
  • Educar o mercado conforme os seus interesses;
  • Reforçar o faturamento no final do mês.

Assim, essas e tantas outras vantagens só são possíveis de serem alcançadas quando entendemos que, por trás de alguns conceitos e conteúdos, existem estratégias objetivas em prol de resultados maiores. Entenda mais com a leitura a seguir.

Marketing de atração ou Inbound marketing

Para dar início aos principais tipos de marketing que vamos te apresentar, que são essenciais para que você, após conhecê-los, escolha a sua melhor opção, vamos falar do marketing de atração, que também é conhecido como Inbound marketing. Ele se configura como aquele que, como o próprio nome diz, busca atrair a atenção do cliente e despertar o interesse do público acerca do que a marca propaga.

Nessa ideia, a passividade fica de lado, já que a ideia é a de que o consumidor busque e precise  do que a sua empresa oferece, indo atrás da necessidade que ele tem. Por exemplo: se o seu cliente em potencial precisa de uma decoração de um escritório, ele precisa ir atrás de alguém que preste esse serviço para ele. Então, ele, ativamente, busca a própria necessidade. 

Para isso, é preciso que você conheça bem a “dor” da sua persona e do seu público-alvo, já que, é por meio desse conhecimento, que você produzirá conteúdos que os atraiam. Dessa forma, com essa estratégia, o seu negócio consegue criar eficientes canais de comunicação, estreitando os relacionamentos e fidelizando laços.

Marketing de conteúdo

Nesse sentido, dentro do espectro do Inbound, temos o marketing de conteúdo, que é a ideia de oferecer conteúdos que sejam verdadeiramente valiosos e úteis para o seu nicho, agregando valor à vida dos que consomem suas produções nas redes, por exemplo. Aqui, espera-se que um determinado segmento seja contemplado pelas publicações dos seus conteúdos.

Na prática, o marketing de conteúdo precisa abraçar diversas fases da jornada de compra do cliente, as fases do famoso funil de vendas, que vão desde despertar o interesse da descoberta até atrair no pós-vendas novamente. 

Mas, para que isso tenha êxito, é preciso que você, empresa, conheça profundamente o seu cliente e, sobretudo, a sua persona, de modo a representar o seu público ideal o melhor que você puder.

Assim, o seu conteúdo certo, feito para a pessoa certa e publicado na hora certa, terá uma relevância muito maior e suas estratégias serão convertidas em métricas e dados positivos rapidamente.

Tipos de marketing: conheça o de relacionamento

Com certeza, você deve ter notado que um dos tipos de marketing fazem parte de outros e, assim, uma grande teia se forma entre conceitos do marketing digital. No entanto, para que você consiga entrelaçar termos, é preciso conhecer todos, e a estratégia de relacionamento precisa fazer parte dos seus conhecimentos.

O marketing de relacionamento sugere que, tão importante quanto criar clientes, é fidelizar estes, para que você possa aprofundar as relações com os que já confiam no seu negócio, retornando as vendas e, até mesmo, te indicando para as demais pessoas. 

Nesse mundo das estratégias digitais, está bem claro que o público não quer apenas comprar um produto ou serviço, mas também uma experiência boa de compra, um atendimento bom, humanizado e satisfatório. 

Portanto, nunca será desperdício se você investir em um atendimento de qualidade, em canais de reclamação que te liguem com o cliente de modo prático, em firmar a sua imagem nas redes sociais sempre prezando pela constância com o seu cliente e em investir em outros canais de comunicação que englobam mais setores, como o e- mail marketing. 

Marketing de recompensa

Por fim, temos o famoso “agradar para receber”, o marketing de recompensa. Ele é ideal para estreitar relações com os clientes e para vender um produto ou serviço de forma bem rápida.

Pense em um produtor de conteúdo do mercado financeiro: ele, diariamente, posta várias dicas nos stories acerca do seu nicho, criando uma confiança entre a sua marca e os seus clientes, trazendo para si uma imagem de responsabilidade e de credibilidade. 

A partir dessa constância, ele conseguirá, posteriormente, vender cursos e e-books, por exemplo, com muito mais facilidade, porque o trabalho desse empreendedor terá sido aprovado de forma gratuita diariamente, muito antes. Logo, torna-se uma espécie de gratidão que será devolvida ao criador de conteúdo pela aquisição dos seus produtos.

Agora que você entendeu melhor sobre os tipos de marketing, qual será que você dará preferência? Será que irá unir todos no seu negócio? Comente aqui o que você achou das dicas, se já as conhecia e, também, não se esqueça de continuar estudando sobre esse ramo em outros artigos do nosso blog, afinal, aqui há muito conhecimento acessível para quem deseja crescer no mercado! Até a próxima.

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