Funil de vendas: o que você precisa saber sobre esse assunto para ter sucesso no mercado do marketing digital

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É comum vermos empreendedores novatos que acreditam que o marketing digital funciona como uma espécie de “achismo”, em que as sensações e aquilo que acreditam devem reger a forma de trabalho, funcionamento e investimento do seu negócio. No entanto, engana-se profundamente quem pensa assim, afinal, o marketing é uma rede muito bem amarrada e entrelaçada, em que cada fio já foi estudado com o intuito de que os seus resultados sejam potencializados de forma positiva o mais rápido possível. Logo, dentro desse espectro, encontramos o funil de vendas.

Se você ainda não conhece essa estratégia para criar conteúdos em suas redes de modo prático, assertivo e que gere as consequências que você deseja, nós iremos ensinar logo abaixo um dos tópicos mais importantes para aqueles que desejam converter usuários passivos em futuros clientes ou consumidores do seu conteúdo. Continue lendo e fique por dentro.

O que é um funil de vendas?

Primeiramente, antes das explicações mais práticas para aplicar no seu negócio, é essencial que você entenda o que é o tal do funil de vendas, porque a teoria é importante para executar com perfeição.

Sendo assim, essa estratégia no seu conteúdo tem relação com o acompanhamento do seu cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a sua marca, independentemente de já estar apenas conhecendo, até, posteriormente, no caso das vendas de produtos e/ou serviços, a compra ser finalizada com sucesso.

Esse conceito já é utilizado há muito tempo pelos empreendedores e conhecedores do marketing digital. No entanto, como já foi dito, os iniciantes consideram, algumas vezes, atitudes exageradas, desnecessárias e supérfluas de se levar em conta, mas não é bem assim.

A ideia do funil é a de se assemelhar ao produto utilizado em nossas cozinhas mesmo. No início, uma demanda de volume muito grande é depositada no funil, mas apenas aos poucos e um pouco do material passa pelo objeto e chega ao destino final.

O mesmo ocorre no seu negócio: não é toda a parcela do seu público que tem acesso ao seu produto que vai efetivar a compra e passar pelo processo. Por isso, é fundamental a representação do funil de vendas, para que a sua empresa tenha mensurado qual é o próximo passo que você deve fazer para que o cliente sempre passe do topo e chegue ao final, a compra, de fato.

Topo do funil: como produzir conteúdos para essa área?

Nesse sentido, você pode estar pensando que, já que o objetivo é o final, cria-se conteúdo somente para essa área, não é verdade? A resposta é não! Isso porque, se você quer que o cliente chegue até o ato da compra, é preciso conquistá-lo desde o topo do seu funil, então deve-se criar conteúdos atrativos para cada uma das três seções dessa estratégia.

Dessa forma, começando do começo, obviamente, a ideia do topo é a de despertar no futuro cliente uma descoberta e um aprendizado. Portanto, nessa parte, o seu público não está buscando nenhuma solução, nenhum problema para ser resolvido. 

Aqui, ele está apenas querendo mais conhecimento, aprender algo novo, então você deve atrair a atenção dele por meio de uma descoberta, levando em conta que o consumidor principiante do seu conteúdo não tem a mínima relação com a sua marca, ainda não te conhece, não tem um contato profundo ou qualquer tipo de familiaridade.

Logo, crie posts e conteúdos interessantes, que não tenham barreiras para o entendimento de um público amplo e que, mesmo que implicitamente, faça surgir uma espécie de identificação. Algumas ideias acerca desse espaço são: criação de vídeos usando trends virais, podcasts gratuitos, e-books etc.

Meio do funil

Como o próprio nome diz, o meio do funil tem a ver com o seu cliente já ter passado da primeira etapa, ou seja, aqui, eles já estão querendo solucionar alguma dor, algum problema.

A partir disso, você deve pensar em conteúdos que sejam interativos, que mais solucionem problemas do que informe algo e que crie uma mínima barreira que faça o cliente ter que passar para a próxima etapa do funil de vendas.

Nesse contexto, pode-se criar e-books novamente, mas mais interativos, assim como lives, posts que precisam ser compartilhados e respondidos etc. Tudo isso envolve o cliente com a marca, alcançando boas leads qualificadas.

E o fundo de funil?

Por fim, adentramos a parte mais esperada, a de finalizar a compra, reter verdadeiramente o cliente. Nessa etapa, os indivíduos já estão cogitando adquirir o seu serviço, o seu produto. Desse modo, os conteúdos devem ser totalmente voltados para a sua empresa, apresentando a possível venda.

Ofertas dos produtos, descontos, ser possível testar os produtos ao vivo e conteúdos que eliminem qualquer dúvida sobre o serviço/produto são ideias mais que bem-vindas. Contudo, não pense que para por aí, já que uma boa empresa pensa, inclusive, na pós-venda. Afinal, você precisa cativar o cliente para que ele volte e, por meio disso, atraia  novas pessoas a conhecerem sua marca.

Assim, para o pós, pense sempre em canais de comunicação que os clientes possam se sentir ouvidos, além de investir em blogs para ter um processo de venda mais humanizado. Você pode também cogitar disponibilizar para clientes mais fiéis alguns materiais ricos em informações e alguns descontos especiais. Tudo aquilo que faz com que o cliente se sinta especial é válido!
Esperamos que tenha dado para entender mais sobre o funil de vendas, seus benefícios e sua aplicabilidade. Muito obrigada pela leitura até o final e esperamos que você possa alavancar os seus resultados com as nossas dicas. Para saber mais, basta buscar em nosso blog, porque conteúdos incríveis estão te esperando. Até a próxima!

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