Gestão de redes sociais: o que é o gerenciamento de redes e como ele dá certo?

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Ao pensar no marketing digital, alguns termos sempre chegam em nossa mente: conteúdos, redes sociais, publicações, posts e, quem sabe, o tão falado Inbound marketing. No entanto, você sabia que, para ter êxito nesse âmbito, é preciso que as suas redes sociais estejam em dia? Com uma boa manutenção de conteúdos e, também, de relacionamento com o público? É por isso que uma gestão de redes sociais é sempre essencial.

Ela possibilita que a sua interação com o público seja quase que instantânea, que você consiga atender bem o seu cliente no pós-venda, que a sua marca seja cada vez mais propagada e que você tenha tempo para dedicar a sua atenção para outras áreas burocráticas da sua empresa. Tudo isso porque a boa gestão está em dia. Para entender melhor sobre esse gerenciamento, leia o artigo abaixo!

O que é a gestão de redes sociais?

Bom, o primeiro passo é compreender o que significa esse conceito que tem um nome bem sugestivo, não é verdade? Sendo assim, a gestão de redes sociais se configura como sendo aquela parte do marketing digital responsável por gerenciar a sua presença, isto é, da sua empresa, nos mais diversos canais de comunicação. 

Mas, muito além de apenas garantir uma vaga em cada rede social existente, já que a gestão das redes está relacionado ao Inbound e este, por sua vez, preza pelo relacionamento entre clientes e vendedores, tal gerenciamento permite também que o envolvimento e a interação entre as duas partes desse diálogo estejam bem alinhadas, com um lado atendendo ao outro.

Isso porque, não basta apenas estar nas redes, ter a presença e entender o conceito. É preciso que essa atuação seja de qualidade e, sobretudo, calculada. 

Você precisa saber qual é o seu público, onde ele está em maior número, quais conteúdos mais atraem os clientes e saram duas dores, qual a melhor estratégia de abordagem para os usuários e tantos outros fatores. De fato, é um serviço bastante detalhado.

Por que ter o gerenciamento de redes sociais no seu negócio?

Já foi possível compreender que essa gestão de redes sociais amplia os horizontes da sua marca, estando no espaço em que todos estão, mas sempre do jeito correto, com inteligência e estratégia, certo? Mas quais os motivos reais e concretos para implementar esse tal de gerenciamento de redes sociais? Por que você deve investir seu tempo e dinheiro nessa área da sua marca? Confira o que reservamos para você:

Alcance maior

Em primeiro lugar, é claro que esse benefício é, de longe, o mais adquirido quando se tem uma boa gestão de redes sociais. Com o gerenciamento, você consegue alcançar públicos de diversas idades, áreas do Brasil e do mundo e permite que a sua marca seja fixada no imaginário até de quem não achava que poderia se beneficiar com ela.

Junto a isso, você garante que os seus clientes estejam sendo atendidos como precisam, com a exclusividade que todo consumidor gosta, e que se tornem propagadores gratuitos da sua marca, divulgando-a porque, simplesmente, gostaram dela. 

Pense só: atualmente, quem não tem acesso a, pelo menos, uma rede social? Facebook, Twitter, YouTube, Instagram… a lista é imensa e você deve, inclusive, estar presente em mais de uma plataforma.

A gestão de redes sociais tem baixo custo

Esse é um ponto que muitos não sabem, mas optar por uma boa gestão de redes sociais é muito mais barato do que pensamos se comparadas às outras áreas do marketing digital. O processo de publicidade, propagandas, parcerias e impulsionamento de publicações tem muito mais a ver com as estratégias que você utiliza, pensando em conquistar um tráfego orgânico, do que a algum gasto em si.

Nessas situações, o gasto é muito mais com relação ao seu tempo e no investimento que talvez você faça em um profissional capacitado para gerir suas redes do que, realmente, um investimento em divulgação de conteúdos ou algo relacionado.

Torna o seu branding mais relevante

Aqui, já adentramos um pouco a um outro tipo de marketing, o de conteúdo, e é por isso que ter conhecimento diversos traz um diferencial ao seu negócio: um estudo não anula o outro, eles se complementam. Estudar sobre marketing digital é entender de gestão de redes, de conteúdos, de Inbound e muito mais.

Nesse sentido, supondo que você venda cosméticos atualmente, porém faça o básico nas redes, que é divulgar o produto e insistir na compra, a chance de que outra marca entre no seu nicho e consiga passar melhor a imagem da empresa, tratando os clientes de acordo com os problemas que eles possuem, não sendo invasivos nas propagandas e contribuindo para esse relacionamento saudável, é muito grande. 

Essa postura passiva abre brecha para que um concorrente tenha mais destaque, reforçando o branding dele, e não o seu. Portanto, novamente: não deixe de estudar e colocar em prática na sua empresa o que você aprende!

Como se planejar para usar bem as redes sociais?

Por fim, vamos simplificar para você, em alguns tópicos, o que é preciso levar em conta, mesmo que seja a princípio, para se sair bem no gerenciamento das redes sociais, visto que você precisa começar de algum ponto, e esse ponto sempre é o planejamento.

Logo, para que você tenha um bom norte, fique com esse breve passo a passo de como se planejar:

  • Conheça seu público, ou seja, saiba quem é o seu público-alvo, sua persona, onde ambos estão em maior número etc;
  • Mensure os principais objetivos da marca, da empresa;
  • Com objetivos em dia, verifique e escolha a melhor abordagem e estratégia para chegar no lugar que deseja (estude bastante);
  • Produza conteúdos relevantes (estude marketing de conteúdo);
  • Tenha constância e qualidade nesse relacionamento;
  • Adquira conhecimento sobre os recursos e as possibilidades de cada rede;
  • Interaja bastante com os usuários que passam pelas suas redes.

E agora? Ficou mais fácil entender o que é uma gestão de redes sociais? Tome cuidado ao negligenciar essas áreas na hora de investir no aprimoramento da sua marca, porque elas fazem muita diferença no resultado final dos seus conteúdos e da sua receita mês a mês. 

Esperamos que o conteúdo tenha sido relevante e, claro, se você deseja aprender muito mais, não deixe de navegar por outros artigos aqui do nosso blog de marketing digital, feito e pensado em você. Até a próxima!

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