Estratégias de marketing de conteúdo, como estabelecer as suas?

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Com o uso cada vez maior da internet a forma de consumir mudou. É fundamental que as empresas pensem nas várias maneiras de usar as ferramentas disponíveis para conseguir atingir o seu cliente. Isso, através de metas e objetivos bem definidos, e isso inclui ações e estratégias de o marketing de conteúdo.

Porém, antes de criar qualquer tipo de conteúdo temos que entender certos elementos. Seja para blogs, Facebook, Instagram ou outros, é fundamental que alguns fatores sejam levados em consideração. Desta forma é essencial analisar o público que irá “consumir” esse conteúdo.

Através do comportamento dessas pessoas, das suas atividades rotineiras e gostos pessoais, é possível saber exatamente que assuntos podem ser abordados. E desta forma, que sejam de seus interesses. Pois muito além de falar da marca, as empresas precisam entender que os usuários estão muito mais interessados em conteúdo. isso inclui saber sobre benefícios do que a parte técnica ou a venda direta.

É fundamental pensar nos posts a serem publicados de maneira estratégica. Eles precisam mostrar uma curiosidade, algo interessante, soluções e humor. Com isso, a empresa se faz presente na vida daquela pessoa de maneira efetiva.

Um bom exemplo a ser seguido é da Nike. Apesar de vender artigos esportivos como o tênis, em suas redes ela costuma explorar sempre o estilo de vida de quem pratica esporte. Isso, sem falar sobre as características dos seus produtos.

Estabeleça estratégicas de marketing de conteúdo duradouras e funcionais para seu negócio!

O primeiro passo a saber na hora de formular boas estratégias de marketing de conteúdo é a relevância dos assuntos abordados, é necessário responder a seguinte pergunta: Como ele contribui para a minha estratégia?

Por essa razão é imprescindível escolher os assuntos certos para o seu público-alvo e para isso é necessário estabelecer objetivos próprios para cada um deles. Por exemplo, suponha que um dentista trabalhe apenas com o público infantil. Nesse caso, é necessário que ele atinja os pais, pois eles são os responsáveis por fazer essa escolha para os seus filhos.  Isto tem que ser pensado quando forem traçadas as estratégias de marketing de conteúdo. 

 

estratégias de marketing de conteúdo

 

Para cada um dos assuntos abordados nas suas redes é necessário estabelecer metas individuais. Um exemplo é o conhecimento da marca, aumento na visita do site, etc.

Essas atitudes serão responsáveis por estabelecer estratégias de marketing de conteúdo. Porém, essas metas individuais precisam ser realistas.

Metas a serem levadas em consideração ao escolher as estratégias de marketing de conteúdo

De uma maneira geral, independente do seu negócio, as metas para cada post são praticamente as mesmas. Um dos pontos fundamentais é a questão dos objetivos organizacionais. Portanto, ao escolher os assuntos que você irá abordar é necessário saber de que maneira eles se integram às metas gerais da empresa, bem como estabelecer as métricas para cada uma delas, tais como:

1 – Reconhecimento de marca:

Se o objetivo da companha for alcançar um reconhecimento maior junto ao público, e isso é muito frequente entre empresas que sejam novas no mercado. O objetivo do seu conteúdo deverá gerar tráfego de referência ou compartilhamentos sociais. Nesse caso, a dica é investir naqueles assuntos voltados para conseguir backlinks (ou seja, links que apontam para o seu site ou blog). Nesse caso, o tipo de marketing de conteúdo mais recomendado são os guest posts, infográficos, skyscraper ou posts de recomendação.

2 – Geração de leads:

Para esses casos a meta do conteúdo deverá ser assinaturas para demonstração de um produto ou preenchimento de formulários. Tudo que leve o cliente a informar o seu e-mail para que a empresa consiga montar uma base de dados de envio de newsletters.

Para esses casos, um dos conteúdos mais recomendados são as chamadas “recompensas digitais”. Podem ser e-books, estudos de casos ou documentos mais técnicos voltados para a área de atuação da empresa.

3 – Engajamento:

A meta de muitas marcas é ver os seus seguidores/clientes participando mais ativamente das suas publicações. Se esse for o objetivo da companhia, o conteúdo precisa priorizar a obtenção de compartilhamentos, curtidas e visualizações.

Nesse caso, o recomendado é contar um pouco a história da marca e criar assuntos que gerem interesse na comunidade que segue a empresa. Por exemplo, o Evernote é um aplicativo ligado a produtividade e também a organização, sendo que nas redes ele é conhecido justamente por possuir um grande engajamento por parte dos seus seguidores.

Sua série “taking notes” (no qual ele conta mais sobre as várias maneiras de tomar nota) um dos cases mais bem-sucedidos quando o assunto é engajamento.

Faça conteúdos ligados aos estágios de compras

Esse é considerado um dos maiores desafios na hora de produzir conteúdo relevante para a sua audiência. O segredo na hora de criar o conteúdo certo para a pessoa certa é justamente conhecer muito bem cada uma dessas fases de compra.

Existem ao todo três etapas típicas no processo de venda de um produto ou serviço, são elas:

1 – Reconhecimento:

Nesse momento as pessoas identificam um problema, e procuram soluções para eles, que pode vir da sua empresa. É nesse momento que os usuários começam a sua busca, ou que as empresas apresentam a eles soluções que eles nem sabiam que precisavam. Ao optar por determinada empresa, essas pessoas acabam indo para o nível seguinte.

2 – Avaliação:

Nesse momento, o consumidor já conhece a sua empresa e também os seus produtos ou serviços. Mas ele deseja saber se a sua companhia é a melhor escolha e se ela é capaz de atender ele de uma maneira mais completa. Provavelmente você será comparado com outra empresa do mesmo segmento.

3 – Compra:

Essas pessoas que se encontram nessa etapa já estão prontos para realizarem a compra.

Entendido essas fases, é a vez de criar conteúdo segmentado para cada uma delas, fazendo isso, a sua marca garante relevância para os consumidores nos diferentes estágios.

Ao analisar todo o processo de criação de estratégia de marketing de conteúdo, a palavra-chave é sempre ter relevância para as pessoas que irão acessá-lo. Atualmente, existe uma quantidade enorme de informações, e as pessoas são bombardeadas a todo o momento. O grande desafio das empresas é se destacar nesse momento decisivo, que vai impactar sem dúvida a escolha do cliente.

 

Tem alguma sugestão ou dúvida? Entre em contato conosco!

 

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