Funil pirata para pequenos e grandes negócios: a solução ideal para a sua empresa

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Você já ouviu falar de funil pirata dentro do marketing digital? 

De funil, sem dúvidas, você sabe do que se trata ou, pelo menos, tem uma breve noção, certo? Mas e do pirata? Sabia que, tanto para pequenas ou grandes empresas, ele pode ser aquela solução que você busca a tanto tempo e não sabe mais o que fazer para analisar a sua empresa?

Não pense que é igual aos demais ou igual a tantas outras estratégias que o mercado digital já te mostrou. Esse tipo de técnica é bem específica e completa, e se eu fosse você, não ficaria de fora para aprender mais. Por isso, leia as informações completas do artigo e não perca tempo. Vamos nessa?

O que é o funil pirata (AAARRR)?

Você pode imaginar o motivo do nome ser funil pirata?

Antes de explicar sobre o que é o funil pirata, também chamado de AAARRR, vamos entender o nome. Quando o criador, que já vamos falar quem é, inventou o nome, este era formado apenas pelas iniciais dos objetivos e das características do modelo, o que forma AAARRR (iniciais das métricas em inglês)

Falando rápido, o som ao pronunciar as letras lembra o som emitido por um pirata, então é por isso que o nome se tornou funil (que já conhecemos como sendo um processo de acompanhamento de uma jornada de marketing) pirata. Curioso, não é mesmo?

Mas okay, e agora? O que ele tem de diferente do clássico funil?

O objetivo principal desse funil pirata é o de acompanhar a jornada do cliente, mas de um jeito revolucionário. Ou seja: além de acompanhar, você conduz o cliente do início ao fim de uma venda, potencializando os resultados pelo acompanhamento próximo e detalhado.

Quando McClure, inventor da estratégia de marketing, inventou o AAARRR Framework, o objetivo era, e ainda é, simples e funcional: garantir que as empresas utilizassem os dados certos para avaliar o que estava gerando um retorno positivo para a marca.

Isso porque, quando o cliente fica feliz e satisfeito do início ao fim com a sua marca, ele compra mais vezes e, inclusive, se torna um defensor da marca sem cobrar nada para a empresa, sendo um ótimo jeito de disseminar a imagem positiva do seu negócio e contribuir com a boa e velha propaganda e publicidade. Afinal, quem gosta, indica, não é verdade?

Métricas do funil pirata: quais são e como colocá-las em prática?

Agora que você entendeu um pouco melhor o conceito de funil pirata e, inclusive, o motivo desse nome, porque é uma curiosidade bem interessante, veja quais são as métricas desse funil e, junto delas, já entenda como aplicá-las.

Mas, afinal, o que são essas métricas e por que elas são tão importantes?

Bom, de modo bem simples e didático, as métricas são o que irão te guiar em suas decisões e investimentos, porque, quando se tem uma métrica delimitada, sabe-se o que deve ser feito, sabe-se analisar com mais coerência dos resultados e por aí vai. 

Então, leia abaixo que iremos te explicar cada etapa dessas 6 letras AAARRR.

Conscientização

A primeira estratégia que vamos destacar é com relação à conscientização. Mas não é uma conscientização igual quando falamos sobre a economia de água. Isso tem a ver com fazer com que o público conheça a sua marca. Afinal, se não tiverem a consciência de que ela existe, como irão comprar?

Então, é fundamental que você mostre a sua audiência que você existe e que pode ajudá-los. Possivelmente, muitos não sabem que sua empresa existe e que você pode contribuir na vida deles de algum modo.

Embora a métrica awareness (conscientização) seja excluída de alguns tipos de funis, especialmente os mais clássicos, ela é crucial, porque é nela que a sua marca se esforça para adquirir conhecimento, investindo, por exemplo, no tráfego orgânico, no engajamento etc.

Aquisição

A conscientização é para que as pessoas passem a conhecer a sua marca, certo?

Já a aquisição, passada a fase do conhecimento, é sobre quem te visita. Lembra que dissemos que é na fase da consciência que você investirá na aquisição?

Pois bem, a fase chegou!

Assim, os que eram antes apenas conhecedores, passarão a ser visitantes e, por consequência, clientes em potencial!

Assim, por meio de anúncios, redes sociais e outras estratégias, você irá gerar um ótimo tráfego para a sua página e, quando estiver com essa métrica bem alinhada, terá diversos 

insights sobre o desempenho e a eficácia das suas iniciativas de aquisição de tráfego.

Nesse momento, é importante que você já tenha persona, nicho, palavras-chaves e outros detalhes extremamente bem alinhados.

Ativação

Dessa forma, a ativação tem bastante a ver com o próprio nome, já que é o momento de “estalo” do seu cliente. Por exemplo: quando ele olhar para a sua marca, irá fazer alguma exclamação de surpresa positiva, como se fosse um “é justamente por isso que eu procurava”.

Por isso, é essencial que você use o funil pirata para acompanhar esse processo, porque essa primeira impressão diz muito sobre como a sua imagem está sendo vendida e interpretada por terceiros.

Para você saber se sua ativação está em dia, veja se o seu público interage com você, responde mensagens, preenche formulários, comenta e curte suas publicações.

Retenção

Os nomes são bem sugestivos, e a retenção tem a ver com o cliente que irá permanecer te acompanhando. Para saber essa métrica mais a fundo, você precisa estar de olho nos resultados da empresa para acompanhar – faça um relatório.

Além disso, precisa saber qual é o seu cliente ideal, porque deve atingir esse público.

Para ter maiores retenções em menores prazos de tempo, pense em algumas estratégias, a saber:

  • Ofereça um excelente atendimento ao cliente, tanto na venda quanto no pós;
  • Crie programas fidelidade para os que sempre estão com você como forma de incentivo;
  • Peça feedbacks e anote os negativos principalmente.

A retenção no funil pirata não tem a ver somente com reter os novos clientes, mas fazer permanecer os que já confiam no seu trabalho, viu?

Receita

Agora, uma pergunta importantíssima: quanto os seus clientes geram para você? Qual é a sua receita?

Chegamos na fase de falar de dinheiro, de retorno financeiro, de ver as suas estratégias trazendo um retorno material para você, mas como conseguir isso?

Além de ser preciso alinhar com a sua empresa os investimentos que vocês precisam fazer para o lucro que desejam ter, é aqui que as estratégias de precificação, descontos e upselling começam a aparecer. 

Para isso, crie uma abordagem de vendas, mesmo que você não tenha uma loja comercial (pode vender cursos, e-books…)  e sempre esteja de olho nos números.

Referência 

Para finalizar a última etapa do funil pirata, vamos falar de referência, que tudo tem a ver com EXPERIÊNCIA! 

Em inglês, a etapa chamada de referral tem a ver com o número de pessoas que, apenas pela indicação de terceiros, chegam até você. 

Também tem a ver com a quantidade de clientes que, por livre vontade, indicam a sua marca, aquela propaganda gratuita, espontânea e orgânica, mas que gera um valor de credibilidade para a sua empresa inigualável. 

E você pode puxar aí na memória que irá se lembrar: você já comprou algo por indicação ou pediu indicação de produtos e marcas alguma vez na vida, certo?

Por isso, sempre tenha um tratamento de qualidade, inclusive na pós-venda, e recompense aqueles clientes que, de algum modo, são advogados da sua marca.

O funil pirata serve bem a todas as empresas?

Por fim, saiba que sim! Independentemente de ser uma grande, média ou pequena empresa, o funil pirata irá te atender melhor do que nunca! Mas, é claro, você precisa ter bons profissionais ao seu lado nessa tarefa e precisa buscar conhecimento todos os dias para aprimorar as suas técnicas, viu?

Se você não sabe um bom lugar para estudar, pode parar de procurar! 

Aqui em nosso blog de marketing para iniciantes, você consegue aprender diversos temas que são essenciais para a sua formação em artigos breves, objetivos e bem completos, é só dar uma olhadinha no que te espera!

Esperamos que o conteúdo sobre o funil pirata tenha sido proveitoso e, caso deseje mais conhecimento sobre esses assuntos, já sabe onde procurar, hem? Obrigada pela leitura e até a próxima!

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