Cresça sua empresa ainda em 2023 com o método Growth Marketing

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Como sempre é abordado aqui, o marketing digital é uma área que cresce cada dia mais e que, com esse crescimento, proporciona para os mais diversos segmentos novas formas de se destacarem no mercado, não é verdade? Dentre essas formas, temos o Growth Marketing, também conhecido como marketing de crescimento. Você sabe o que é? 

No artigo abaixo, nós iremos explicar melhor como essa estratégia pode, e vai, auxiliar a sua empresa a crescer de modo exponencial ainda em 2023. Afinal, em um mercado tão competitivo quanto o atual, pequenas, médias e grandes empresas precisam se destacar. 

Por isso, leia a matéria completa e já coloque em prática esse conhecimento que vai mudar a sua realidade e a do seu empreendimento.

O que é Growth Marketing?

Para começar, vamos compreender o que vem a ser Growth Marketing. Já foi dito logo no início que o Growth também é conhecido como marketing de crescimento, então é possível se ter uma noção de que a técnica abordará estratégias para alavancar os níveis de um segmento, certo?

Em síntese, ela é uma abordagem estratégica do marketing que tem como foco principal a expansão e o crescimento acelerado de um negócio. 

É uma estratégia desejada por empreendedores de todos os tamanhos, que almejam um crescimento exponencial no menor tempo possível.

Além disso, ela se diferencia do marketing tradicional, que tanto estamos acostumados a ver (e que também tem inúmeras vantagens), por abarcar todas as etapas do funil de vendas, por exemplo, e por lançar mão de ferramentas que visam tanto a sua empresa quanto para quem você vende.

No Growth Marketing, são utilizadas diversas táticas e ferramentas, como testes A/B, otimização de conversões, análise de dados e experimentação constante, a fim de encontrar oportunidades de crescimento e maximizar os resultados, mas veremos isso mais adiante.

Qual o objetivo do Growth?

Aproveitando o gancho da última frase do tópico acima, vamos entender melhor qual o objetivo desse marketing de crescimento. 

Dessa forma, considera-se que o principal foco é o de impulsionar o crescimento sustentável de um negócio, aumentando o número de clientes, receitas e lucros de forma consistente ao longo do tempo, sempre indo além.

Por ser diferente de um simples marketing tradicional, para atingir esse objetivo, o Growth Marketing emprega uma combinação de análise de dados, experimentação, testes e otimização contínua. 

Vamos supor que a sua empresa está indo bem, mas, em uma determinada área, está deixando a desejar. Por meio dessas análises mais aprofundadas, é possível compreender o comportamento dos clientes, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões informadas. 

Mas não é somente isso. Não basta analisar, é preciso colocar em prática e experimentar. Portanto, esse marketing tem como diferencial a experimentação controlada, em que diferentes abordagens são testadas para avaliar seu impacto nos resultados do negócio. 

Insights, relatórios e estudos contínuos fazem com que as pequenas empresas cresçam tal qual grandes negócios.

Marketing de crescimento e as principais características: base de dados consolidada

Nesse sentido, ao dizer que o Growth Marketer utiliza dados e análises do segmento para tomar qualquer tipo de decisão e, ainda, identificar oportunidades de crescimento, isso quer dizer que existe por trás de cada passo uma tecnologia de ponta.

Por exemplo: existem os  testes A/B (que são uma técnica usada no marketing e no desenvolvimento de produtos para comparar duas versões de uma página da web, email, anúncio ou qualquer elemento de marketing) e as métricas-chave de desempenho (KPIs) para calcular o crescimento minucioso.

Inovação

Nesse marketing de crescimento, a palavra zona de conforto não faz parte do seu dicionário. Afinal, estamos cansados de saber que ninguém cresce quando está estagnado, não é? É preciso achar conforto no desconforto.

Por isso que o Growth analisa a realidade da empresa de modo tão detalhista, para que sejam utilizadas as melhores estratégias, inovações e abordagens a todo momento, e isso só é possível com treinos, estudos, certificações e muita, muita dedicação.

Utilize o Growth Marketing para reter clientes

Reter clientes e aumentar os lucros é o sonho de todo empreendedor, e o marketing Growth tem essa características. 

Assim, juntamente com o fato de ser ótimo para reter clientes, essa abordagem também cuida do público que já está fidelizado, tendo um olhar atento para o cliente novo e antigo. 

Um olhar amplo

Para que o seu 2023 seja diferente, você precisa que todas as partes da sua empresa estejam alinhadas, caso existam equipes trabalhando em prol do seu crescimento.

 Para isso, tenha um olhar amplo ao buscar unir ideias e pensamentos. Às vezes, pode parecer improvável duas equipes trabalharem juntas, mas é delas que sairão novas ideias.

Como aplicar o Growth Marketing na sua empresa ainda em 2023?

Por fim, para que você possa alavancar os resultados da sua empresa com o Growth Marketing, mesmo que o conteúdo acima tenha sido bem detalhado, nada mais justo do que conhecer, na prática, o que o seu negócio deve levar em conta, certo? Confira abaixo dicas que vão tornar o seu 2023 ainda mais produtivo empresarialmente falando.

Tenha uma empresa flexível

Um ambiente de trabalho flexível motiva os funcionários, você sabia? O Growth se preocupa com esse lado do trabalhador e faz toda a diferença no resultado final. 

É claro que não iremos afrouxar todas as regras, mas fazer com que a sua equipe se sinta acolhida motiva toda a cadeia de produção.

Faça do seu negócio uma comunidade

O que as grandes empresas têm em comum? Esse sentimento de pertencimento, de comunidade. Quando as pessoas se sentem parte da empresa, assim como dito antes, elas contribuem para um trabalho mais coeso e participativo. Então, no seu marketing de crescimento, pense nisso.

Growth Marketing e o novo jeito de contratar

Agora, pegue essa dica de ouro: abra o olhar nas suas contratações! Atualmente, muitos profissionais renomados preferem trabalhar como freela, e você deve estar aberto a mudanças. 

Afinal, ninguém deve perder uma boa oportunidade por conservadorismo, ainda mais na Era da Tecnologia, hem?

Seja um líder diferenciado

Foi-se o tempo em que ser líder era sinônimo de se ter uma gestão horizontal, em que você manda e obedece sem diálogos e comunicações. Para que a sua empresa cresça, um bom líder deve estar se atualizando o tempo inteiro, principalmente quando o assunto é a gestão de pessoas.

Por muito tempo, acreditou-se que o certo era gerenciar pessoas assim como se gerencia máquinas, esquecendo-se de um detalhe essencial: somos seres humanos.

As grandes e maiores empresas possuem capacitações frequentes, sobretudo na parte do RH, para que o ambiente de trabalho seja o mais saudável possível, então lembre-se disso nesse segundo semestre do ano.

O marketing digital dialoga o tempo inteiro com diversas vertentes, e o Growth Marketing no seu empreendimento fortalece e potencializa o seu negócio sem prejuízos! Ao ter nas mãos conteúdos que te dão um norte, você tem menos dores de cabeça, sempre buscando acertar os pontos e metas que realmente são relevantes.

Esperamos que você prospere muito mais ainda em 2023 e que continue de olho em nosso blog de marketing, porque dicas fresquinhas são publicadas pensando em tornar a sua vida empreendedora ainda mais fácil, viu? Obrigada pela leitura e até a próxima!

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