Mecanismo de busca e como usá-lo ao seu favor no marketing

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O famoso mecanismo de busca, que engloba o SEO e todas as demais técnicas do marketing, considerando que os mais diversos segmentos do meio digital se cruzam, é uma estratégia extremamente importante de ser estudada para que a aplicação dos conhecimentos possa ser feita com sucesso. 

Neste ano, assim como nos anteriores, o que sempre chama a atenção das empresas são os meios para se alcançar novos níveis no mercado, visando sempre bons números, métricas e a propagação da própria marca, não é mesmo?

Porém, como que você conseguirá ter nas mãos o que precisa para mudar os seus resultados? Bom, ainda em 2023, é possível mudar a sua realidade ao adquirir novos entendimentos sobre o que é, como funciona e como lidar com o Google, Yahoo e outras plataformas de busca, sabia? Continue lendo e tenha acesso a essas informações valiosas.

O que é mecanismo de busca?

Em primeiro lugar, você deve se perguntar: o que é mecanismo de busca e quais os motivos de ser importante seu uso dentro de um meio digital e corporativo? 

Para começar, vamos entender sobre o conceito do mecanismo de busca. Sabe aquele momento em que você vai pesquisar algumas informações e aparecem, por segundo, diversas manchetes e sites para clicar? Ficamos até desnorteados, não é verdade? 

Isso porque, a cada instante, novas publicações da palavra-chave que você está procurando são disponibilizadas, afinal, a internet é uma grande rede que nos conecta. Mas e aí? Onde entra o mecanismo de busca?

É justamente nesses mecanismos que você faz as suas pesquisas. Além do conhecido Google, existe o Bing, Yahoo e, ainda, algumas outras plataformas de busca que são utilizadas para pesquisas e compartilhamentos de informações.

Nesses buscadores, é preciso que haja uma organização para que, na sua tela, apareçam os sites em uma ordem segundo os algoritmos estabelecidos na plataforma. 

Então, é nesse momento que o mecanismo de busca e todo o marketing por trás aparece. São neles que é possível estabelecer um ranqueamento de páginas nos resultados dessas pesquisas. Vamos fazer uma hipótese: você quer pesquisar sobre o filme da Barbie, certo? O assunto do momento, hem?

Você irá pesquisar, então, as palavras que te conduzirão para o que você deseja saber sobre a Barbie, mas receberá uma leva de sites. E aí? Como organizar esses dados? Os sites que você vê são divididos pelo recurso SERP (Search Engine Results Page). Nas SERPs, os conteúdos são divididos em duas categorias: pagos e orgânicos. 

Assim, nos resultados pagos, sempre está especificado a palavra “patrocinado” e, geralmente, estão no topo das buscas. 

Agora, já os orgânicos, são mostrados de acordo com a relevância e conforme a otimização do seu site. Ou seja: quanto mais otimizado, mais relevante e em primeiro lugar o seu site estará, e os primeiros links recebem sempre recebem mais visitas, o que é o ideal.

Você sabe otimizar a sua página do jeito certo e sem dificuldades?

SEO On Page: otimize a sua página e fique em primeiro nas buscas

Desse modo, a otimização que você busca e deve alcançar tem a ver, de modo geral, com dois tópicos que fazem baste do mecanismo de busca: a SEO On Page e a SEO Off Page, dois temas que, juntos e bem feitos, fazem uma diferença enorme!

Vamos abordar os dois, tanto o On quanto o Off, mas, a princípio, vamos falar do On Page, que é aquilo que ficará visível para o seu público. Dentro do que é visível, alguns critérios podem te auxiliar nesse otimização segura, por exemplo:

URL 

Você tem voltado o seu olhar para o URLs do seu site? São os links que possuem o endereço do seu site. Por exemplo: você tem um link para acessar aquela loja que gosta, certo? O seu site também tem um link que será acessado para que visitem o seu blog.

Por isso, um bom SEO otimizado é aquele em que a URL é curta sem deixar de ser chamativa e sem deixar de ter a sua palavra-chave no meio do endereço.

O que é Meta Description (Descrição Meta)?

Um outro ponto que contribui para que o seu SEO fique ótimo e faça com que a sua página apareça em primeiro no mecanismo de busca é o a Meta Description. 

Ela é um pequeno texto que descreve brevemente o que será abordado no artigo completo e que ficará exposto junto ao título da matéria. Sendo curto, objetivo e chamativo, não deve expor informações valiosas, apenas deixar com um gostinho de “clique e saiba mais”

O mecanismo de busca e o design da página

Nesse sentido, talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas sabia que a otimização do blog depende do design dele? 

O mecanismo de busca, independentemente de qual seja, visa um conteúdo que esteja preocupado com a experiência do leitor, então a estética, assim como os demais tópicos aqui citados, são relevantes.

Portanto, sempre pense em um design que seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e o mais usado smartphone. 

Conteúdos realmente relevantes para o nicho

É claro que um bom SEO para o mecanismo de busca engloba um conteúdo que seja verdadeiramente relevante. O Google, por exemplo, deseja ver no seu texto algo autoral, compromissado com a verdade e que seja inovador o máximo que conseguir.

Assim como os artigos pagos aparecem em primeiro pelo impulsionamento, os orgânicos podem aparecer nas primeiras páginas das buscas pela qualidade da informação, então capriche.

SEO Off Page e os detalhes que você deve se atentar

Por fim, se o On Page é o que está aparente para o leitor, o Off é tudo aquilo que não se pode ver em uma leitura, mas que é captado pelos algarismos e que contribuem nos seus bons resultados. Aquele bastidor que é tão importante quanto a cena principal, viu?

Os dois pontos que você deve focar são estes:

  • Backlinks e links em geral, para tornar os conteúdos diversos;
  • Parcerias e compartilhamentos que deixam os conteúdos em mais de uma rede social e digital.

E aí? Achou mais simples compreender sobre o mecanismo de busca e como ele é fundamental para o seu crescimento e propagação do seu negócio? Com o estudo dessa matéria e de outras que estão no nosso blog, fica fácil aprender mais sobre o marketing digital. Mude a sua realidade ainda em 2023 e até a próxima matéria! Obrigada pela leitura.

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