Tráfego pago x tráfego orgânico: características, diferenças e mais

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Dentro do marketing digital existem diversas estratégias na hora de criar conteúdo, mas existe também uma grande área acerca do impulsionamento das suas publicações e dos posts que você produz. Afinal, de nada adianta termos boas produções se estas não são veiculadas conforme é preciso. É por isso que existe o tráfego pago e o tráfego orgânico.

Você sabe o que ambos significam? Como escolher cada método? O que os diferencia?

Bom, não saber isso é um problema e tanto, já que esses termos direcionam, e muito, a forma como você irá trabalhar. Mas não se preocupe! Depois de ler a nossa matéria, você saberá o básico e necessário para seguir ainda melhor com a sua empresa e com a sua administração de marca. Bora nessa?

Tráfego pago x tráfego orgânico

O primeiro passo é refletir um pouco a respeito dos nomes e das abordagens existentes no mercado para aumentar a visibilidade dos seus sites, blogs e redes sociais. 

Pense nos nomes: tráfego pago e tráfego orgânico. Ambos falam sobre o tráfego, isto é, sobre a quantidade de números, nesse caso, usuários, que passam pela sua criação, certo? No entanto, um é orgânico, espontâneo, ao passo que o outro é pago. Ou seja: um tem investimento financeiro e o outro não, certo? 

Sim, é verdade, mas existe muito mais além dessa diferença! Leia abaixo e veja os principais pontos para entender sobre tráfego pago e tráfego orgânico.

Tráfego orgânico

Para começar a falar dessa dupla dinâmica, sem mais enrolações, vamos apontar as características do tráfego orgânico, porque, dessa forma, conseguimos distinguir as diferenças. Sendo assim, essa abordagem se caracteriza como:

  • O tráfego orgânico é relacionado à espontaneidade, ou seja, aquela propaganda que você conseguirá impulsionar os seus negócios sem a necessidade de investimentos;
  • Mas não quer dizer que não seja preciso fazer nada. Para conseguir bons números com esse tipo de tráfego, esse tipo de tráfego, conteúdos relevantes, otimização para mecanismos de busca (SEO), compartilhamentos em redes sociais e referências de outros sites devem ser potencializados;
  • O tráfego orgânico é mais sustentável a longo prazo, pois não exige pagamentos contínuos, o que é incrível!

Tráfego pago

Mas e o pago? Parece simples de diferenciar um do outro, mas ter tudo bem explicado faz toda diferença! Dá só uma olhada:

  • O tráfego pago é o oposto, sendo o número de visitas gerados a partir do investimento e publicidades onlines e pagas;
  • Esses anúncios são exibidos para o público com base em critérios específicos, como palavras-chave, interesses, comportamentos de navegação e localização geográfica, mas sempre por meio de um incentivo monetário;
  • O custo do tráfego pago pode variar de acordo com o modelo de pagamento escolhido, como Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Impressões (CPM) ou Custo por Aquisição (CPA), isso deve ser estudado conforme a sua realidade;
  • O tráfego pago tem a tendência de trazer visitantes imediatos, já que dá destaque ao seu conteúdo, mas isso pode não ser sustentável a longo prazo.

Em síntese:

  • O tráfego pago é gerado por meio de investimentos em anúncios, é imediato e pode trazer resultados rápidos, mas requer investimentos contínuos para manter o fluxo de visitantes e pode não reter bem os usuários;
  • O tráfego orgânico é gerado de forma natural, baseado em conteúdo relevante e otimização para mecanismos de busca, é mais sustentável a longo prazo, mas requer atenção para aplicação das estratégias.

Em geral, as empresas optam por diversificar entre o tráfego pago e o tráfego orgânico, considerando que, para cada fase da sua realidade, uma abordagem será necessária. Por exemplo: vamos supor que você está fazendo um lançamento de um produto para ser comprado. 

Isso quer dizer que mais pessoas, em menos tempo, devem ficar sabendo da novidade, então por que não impulsionar no tráfego pago?

Agora, se você quer um sucesso que se estenda a longo prazo e que retenha um público fiel, selecionado e engajado, é mais recomendado se ater ao tráfego orgânico.

Por que o tráfego orgânico é preferível ao tráfego pago?

Mesmo explicando sobre o tráfego pago e sobre o tráfego orgânico, muitos ainda assim se interessam somente pelo orgânico. Existe uma razão por trás disso? 

Bom, a verdade é que toda empresa ama conseguir alcançar a meta que deseja sem ter que, necessariamente, gastar por um impulsionamento, não é mesmo? Por isso, o tráfego orgânico arrasta uma legião de fãs!

Tendo um custo baixo, ou seja, é gratuito e não exige investimento financeiro para ter uma publicidade alavancada, é a melhor escolha em boa parte dos casos, especialmente para os empreendedores iniciantes.

Contudo, preferir o tráfego orgânico não implica em não ter que se esforçar em outras áreas. Como dito anteriormente, para que o orgânico se saia bem, é importantíssimo que outras ferramentas estejam alinhadas, como o uso da ferramenta SEO, que ajude nas pesquisas de palavra-chave e otimizações; além de conteúdos relevantes, assuntos que estejam em alta e alguns outros detalhes que já explicamos aqui no blog.

Tudo isso ajuda no aumento da visibilidade e garante ainda mais cliques e receitas no final do mês.

Todas as empresas precisam saber sobre os tipos de tráfego?

Por fim, vamos responder a essa pergunta que sonda a cabeça de muitos empreendedores, sejam eles médios, grandes ou pequenos em seus segmentos. 

Você já pensou que começar a dirigir um carro sem carteira e sem instruções é fácil? Possivelmente não, certo? Bom, no mercado digital, e em qualquer outra profissão, a ideia é a mesma!

Não é possível permanecer com bons resultados ou, até mesmo, adquirir novos, como é o caso que a maioria deseja, sem conhecer as técnicas da internet. 

Como iremos progredir se não sabemos para onde vamos, qual o nosso público ou o que dá mais certo no quesito engajamento?

Então, sim, todas as marcas podem, e devem, escolher o tráfego pago ou o tráfego orgânico – ou mesclar ambos – para se destacarem no meio.

Agora que você já sabe mais sobre o tráfego pago e o tráfego orgânico, que tal conhecer outros posts do nosso blog que auxiliam o seu desempenho no marketing digital, principalmente se você for iniciante? 

Expanda seus horizontes com os nossos textos semanais! Obrigada pela leitura e até a próxima!

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