Planejamento de conteúdo para afiliado, como criar o seu?
É fato que o conteúdo de um site faz total diferença nas vendas. Daí vem a importância de um bom planejamento de conteúdo para afiliado. Isso já foi comprovado várias e várias vezes. É inegável que o conteúdo causa grande influência nas vendas como afiliado!
Caso você esteja com este pensamento em mente, de que ter conteúdo de qualidade faz toda a diferença para suas vendas, acredite, você está um bom trecho à frente de boa parte de seus concorrentes.
No entanto, produzir conteúdo de qualidade não é das tarefas mais fáceis. É necessário que você tenha um planejamento bem elaborado. Isso, por que erros comuns cometidos logo no início da organização, podem arruinar todo o resto do processo. Tendo isso como base, vamos te dar algumas dicas de como fazer um planejamento de conteúdo para afiliado.
Primeiro de tudo, estabeleça objetivos e metas bem claros
Assim como qualquer planejamento, é preciso conhecer o processo. Em tudo que diz respeito a marketing digital, a estratégia que será usada no conteúdo para sites deve levar em consideração um cenário que seja realista. Mas que ao mesmo tempo, justifique o porquê desta estratégia estar sendo usada.
Para começar neste passo, você deve se fazer algumas simples perguntas, como:
O que você realmente tem como objetivo com afiliado?
Quais metas você espera bater em determinado período de tempo?
Partindo do princípio!
Geralmente, seus objetivos são algo mais literal, como por exemplo, aumentar o número de cliques em seus anúncios. Já as metas, são mais quantitativas, como por exemplo, aumentar em 25% o número de vendas de determinado produto em um certo período de tempo, ou qualquer outro exemplo que esteja relacionado com seus objetivos.
Procure definir KPIs e métricas para fazer um acompanhamento dos resultados obtidos a partir de seu planejamento de conteúdo
A grande questão neste tópico é…
Não adianta de nada você estabelecer grandes metas e objetivos, se você não faz um acompanhamento para poder mensurar os resultados obtidos a partir disso. Sendo assim, é de extrema importância que você tome medidas para acompanhar os seus resultados. Tudo isso, a partir da criação do seu planejamento.
Procure focar nos indicadores de maior importância para um afiliado. Geralmente, as suas vendas. Concentre-se em acompanhar também o número de clientes conseguidos através de seu conteúdo. Outro indicador é o número de cliques em seus anúncios, entre outras métricas.
Leia mais em: 10 formas de ser um afiliado de sucesso
Planejamento de conteúdo para afiliado – Tenha sempre seu foco voltado para as pessoas
São elas que fazem a parte de maior importância para um afiliado, pois são elas que clicam em seus anúncios e que compram os produtos que você ofertou.
Você deve manter este pensamento em mente quando o assunto for o planejamento de seu conteúdo.
Neste ponto, você também deve se fazer algumas perguntas para si mesmo, como: Quais são as dúvidas mais comuns entre meus clientes? De alguma forma meu conteúdo poderá ajuda-los a resolver seus problemas? De alguma maneira meu site poderá auxiliar as pessoas a tomarem a decisão de comprar determinado produto de uma forma que ela se sinta com mais segurança?
No planejamento de conteúdo para afiliado, outras questões ainda devem ser desenvolvidas, no entanto, seu foco principal deve ser trabalhar em cima das pessoas, procurando meios de ajuda-las, e assim, consequentemente, fazer com que elas criem confiança em você e comprem os produtos que você anuncia.
Outro item a ser destacado é a linguagem que você utilizará em seu conteúdo. Procure sempre adaptar a forma que seu conteúdo é dirigido ao tipo de público para qual ele será direcionado, além de adaptar questões como o tamanho do texto, por exemplo.
Tenha cautela na hora de escolher suas palavras-chave
Este é mais um fato que está relacionado com a linha editorial de seu site. As palavras-chave tem uma extrema importância no conteúdo de seu site, pois são elas que irão definir o tema de seus materiais, e é por meio delas que seu público te encontrará na internet.
Além disso, elas são itens indispensáveis no que diz respeito ao SEO de seu site. Para escolher as palavras-chave ideais, utilize ferramentas como o Keyword Planner, e alie as palavras-chave que você mesmo pensou, e assim você terá as melhores escolhas para o nicho de mercado que você atua.
Leia mais em: SEO para afiliado, 5 regras básicas
Procure se organizar e criar um calendário editorial
O grande ponto aqui é a organização de seu tempo. Procure criar um cronograma, seja ele mensal ou semanal, tanto faz, o que importa é que você organize uma rotina para seu site.
Organize todas as atividades de sua página, como os temas que serão tratados, o formato do conteúdo que você publicará (texto, áudio, vídeo, etc.), as palavras-chave, e uma outra série de fatores presentes no seu conteúdo.
Fazer este cronograma de conteúdo para sua página pode parecer um pouco trabalhoso em um primeiro momento, no entanto, o retorno obtido a partir dele é recompensador.
Criando um planejamento de conteúdo para afiliado, com certeza você terá muito mais cliques em seus anúncios, se antecipando em relação a seus concorrentes e oferecendo um conteúdo de qualidade a seu público.
Surgiu alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!
[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]