5 formas de melhorar o tráfego orgânico de seu site!
Os sites das empresas são na maioria das vezes o primeiro contato que o cliente tem com o serviço ou produto da companhia, e se você deseja ter um bom tráfego orgânico é essencial investir em um bom sistema de trabalho para conseguir isso.
É importante lembrar sempre que um SEO mal feito não irá gerar bons resultados, mesmo que em alguns momentos as pessoas costumem a afirmarem que conseguir um com tráfego orgânico seja quase como ganhar na loteria. Em primeiro lugar é sempre bom entender que nenhum negócio na internet funcionaria sem a ajuda dos buscadores, pois é através deles que muitas pessoas buscam informações sobre determinado produto.
E para saber que vale muito a pena investir em melhorar o tráfego orgânico do seu site, uma pesquisa divulgada pelo Search Engine Journal confirmou que 70% dos links clicados pelos usuários vêm da pesquisa orgânica, e não da paga, portanto, isso já comprova a sua importância. Se você não lembra do conceito, veja este artigo onde explicamos o que é SEO.
Chega de ser infeliz trabalhando!
Um dica é pensar nas ferramentas de busca como uma maneira que as pessoas encontraram para achar informações corretas, e o seu papel é facilitar a vida delas, fazendo com que elas encontrem mais facilmente. A eficácia do marketing de conteúdo é inegável, sendo que uma boa distribuição de conteúdo pode aumentar em até 2.000% o tráfego de um blog.
Passos para construir um tráfego orgânico de sucesso
E para conseguir melhorar o tráfego orgânico do seu site é necessário seguir algumas etapas importantes para conseguir atingir essa meta, confira:
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Encontre as perguntas certas dos usuários na hora de escolher as palavras-chaves
Isso é fundamental, e inclusive você pode trazer esse exemplo para a vida real. Quando você puxa conversa com um estranho, qual a sua primeira reação? Acertou quem disse fazer uma pergunta, e essa é uma característica do convívio social. Uma maneira de saber quais as perguntas mais feitas sobre o mercado em que você atua é acessar um site muito popular, o Quora, através dele, é possível acessar essas perguntas e poder dar as respostas certas a elas dentro do seu site.
Pesquisas por palavras-chaves costumam não apresentar uma palavra exata, e sim sugestões de palavras e termos. Responder as principais perguntas das pessoas irá fazer com que você se torne realmente relevante. Essa mesma técnica pode ser feita no planejador de palavras do Google, só que no lugar de digitar uma palavra, você coloca a pergunta.
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Palavras ligadas a cauda longa
Não adianta fazer os melhores textos e esperar que as pessoas visitem o seu blog ou site. As chances disso acontecer aumentam bastante quando você se concentra nas palavras-chaves ligadas a cauda longa.
Você pode até não alcançar uma quantidade expressiva de tráfego através dessas palavras. Mas elas com certeza irão gerar visitas mais direcionadas para o seu negócio. O que pode ser uma vantagem extra quando comparada a maneira tradicional. Mesmo com as constantes mudanças que o Google faz no seu algoritmo, as palavras-chaves e link building ainda influenciam bastante o seu ranking.
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Invista em bons títulos
O título pode definir se a pessoa irá acessar ou não o seu site. Portanto, invista sempre em títulos que sejam criativos e que tenham a ver com a mensagem eu você quer passar.
Um erro muito recorrente é as pessoas usarem títulos compostos da palavra-chave mas que não oferecem nenhum atrativo para o leitor. Mesmo sendo pensado para o Google, é importante saber sempre que quem vai consumir o seu conteúdo. Consequentemente o seu produto ou serviço, são pessoas, portanto, seja coerente sempre.
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Faça uma ampla pesquisa sobre o assunto e fale de maneira personalizada
No mundo da internet o segredo é ser diferente. Mesmo que existem milhares de artigos falando do mesmo assunto que você, é importante mostrar um outro ponto de vista para que você se torne relevante. A principais características que esse conteúdo deve ter é o fato dele ser útil e ao mesmo tempo prático.
Uma dica é fazer uma busca sobre o conteúdo que deseja falar, e em seguida dar a ele um impressão pessoal, mostrar as suas opiniões sobre ele.
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Pense em conteúdos que possam ser compartilhados, e que sejam consistentes e atraentes
Nesse contexto, o termo “atraente” se refere a necessidade de atrair a pessoa para a sua conversa. Lembra que já falamos que as redes sociais precisam ser feitas por trocas de informações. É justamente isso que deve acontecer.
Se por alguma razão a sua estratégia de marketing de conteúdo não estiver dando o resultado que você deseja, é importante ficar atento a dois pontos importantes, o primeiro é se você não está deixando de lado questões como o fato do que você estiver publicando não ser útil para o seu seguidor, ou se você está deixando a desejar na frequência de publicações.
Analise sempre o resultados
A melhor maneira de saber se o tráfego orgânico do seu site está sendo satisfatório ou não é acompanhar constantemente os números relacionados a ele, ou seja, você precisa saber o que está, ou o que não está, dando certo para conseguir implementar os próximos passos.
Uma forma muito eficiente é saber quais assuntos chamaram mais a atenção dos seus leitores, e aqueles mais desinteressantes, e começar a adotar essa linha editorial, também é ficar atento à época do ano, e no caso de datas comemorativas, saber como elas interferem na vida das pessoas.
Pergunte ao seu público
Ficou sem ideia do que publicar, pergunte ao seu público! Ele com certeza é a melhor fonte de informação sobre o assunto que você pode ter, as chamadas de ações, ou call-to-action. Estes são gatilhos mentais muito poderosos. Eles fazem com que a pessoa tome determinadas atitudes que ajudarão você a definir os seus próximos conteúdos.
As chamadas para a ação mais comuns são pedir para compartilhar. No caso das redes sociais como o Facebook, curtir. Mas isso vai depender de cada momento, uma boa maneira é já deixar a disposição dos seus leitores os botões de compartilhar. Dessa maneira, se você conseguir seduzi-lo, ele poderá enviar para os amigos de maneira muito mais prática e rápida.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!
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