Como monitorar seu desempenho no marketing digital
O mercado digital é muito concorrido. Há milhares de sites, blogs e páginas em redes sociais. Em meio a grande quantidade de páginas concorrentes, as equipes de marketing digital precisam medir seu desempenho.
Garantir o primeiro lugar nos ranking é primordial. Vincular campanhas que tenham um conteúdo relevante é essencial. Não apenas para monitorar, mas também para medir os resultados das campanhas, a equipe de marketing precisa utilizar ferramentas importantes.
Existem diversos softwares e ferramentas que mensuram as campanhas. Além de gerencia ligações recebidas, com o sistema de Call Tracking é possível mensurar campanhas de marketing e monitorar o time de vendas.
Para quem está mergulhando no universo do marketing digital e não sabe qual é a melhor maneira de monitorar o desempenho, buscamos apresentar algumas dicas. Confira:
Melhores Métricas para Utilizar
Para obter resultados satisfatórios é preciso desenvolver uma boa campanha. Mas para entender se as ações de marketing digital estão surtindo efeito positivo é preciso mensurá-las por meio de métricas.
Para monitorar o desempenho das campanhas de marketing é necessário dispor de métricas confiáveis. Existem diversas softwares e ferramentas online que auxiliam no monitoramento das campanhas. Identificar a usabilidade do site, mensurar o retorno sobre o investimento e as taxas de venda, são algumas das análises que essas ferramentas disponibilizam.
Confira as melhores métricas que podem ser utilizadas para monitorar o desempenho no marketing digital:
Taxa de Conversão: quantidade de vendas que foram convertidas a partir de uma ação de marketing específica.
Taxa de Rejeição: identifica a usabilidade do site, ou seja, quantos usuários estão acessando o site e o abandonando logo na primeira página.
Cálculo de ROI: mensura o quanto os investimentos em estratégias de marketing digital estão oferecendo de retorno.
Ferramentas que Ajudam a Mensurar os Resultados
Além do monitoramento é possível mensurar os resultados por meio de algumas ferramentas online. Veja quais são as principais ferramentas que ajudam a mensurar os resultados e auxilia o usuário a monitorar o desempenho no marketing digital:
Google Trends: ajuda a descobrir as principais tendências nas pesquisas de usuários em relação a assuntos específicos ou palavras-chave.
Adservers: ferramenta de medição de campanhas, que ajuda a gerir campanhas online, medir os seus resultados de forma minuciosa, permitindo que o usuário verifique qual campanha teve mais cliques, quais os formatos de campanha que chamaram mais a atenção, quais converteram mais leads e assim, entre outras informações.
Google Analytics: permite que o usuário tenha acesso a relatórios completos de medição de acessos em um determinado site, podendo analisar quais foram as páginas mais acessadas, por quanto tempo os usuários permaneceram em cada página, quais páginas têm a maior taxa de rejeição e quais têm a maior taxa de interesse, entre outras informações.
Facebook Insights: fornece informações relevantes a respeito do alcance das publicações de uma página.
Call Tracking para Mensurar Resultado de Ligações
Não apenas mensuração do desempenho das campanhas online, para o marketing digital também é importante mensurar os resultados de conversão das ações de marketing em ligações. Esse sistema possibilita:
Mensurar as campanhas: análise de campanhas, anotações, ligações por anúncio, marcadores e etiquetas, registro de chamadas, volume de ligações e whisper.
Monitorar as ligações: alerta de ligação perdida, alerta de ligação perdida por sms e bloqueador de números.
Gerenciar os atendentes: gravação das ligações, mensagem de saudação, destinos variáveis, painel de consumo e painel de indicadores.
Analisar o desempenho: horário de pico, ligações perdidas, ligações recebidas, oportunidades e volume de ligações.
Gerenciar: gerenciador de atendentes, gestão de múltiplos pontos de venda, gestão de usuários e permissões, indicadores por unidade, ligações por unidade, painel de consumo e relatórios gerenciais.
Monitore seu desempenho no marketing digital e obtenha os melhores resultados!