{"id":437,"date":"2016-12-18T19:53:21","date_gmt":"2016-12-18T21:53:21","guid":{"rendered":"https:\/\/wordpress-272145-844772.cloudwaysapps.com\/?p=437"},"modified":"2016-12-18T19:53:21","modified_gmt":"2016-12-18T21:53:21","slug":"comportamento-do-cliente-um-guia-completo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/comportamento-do-cliente-um-guia-completo\/","title":{"rendered":"Comportamento do cliente, um guia completo!"},"content":{"rendered":"
Os clientes s\u00e3o as grandes estrelas de qualquer empresa, afinal, eles s\u00e3o os respons\u00e1veis pelo sucesso do neg\u00f3cio, seja ele de pequeno, m\u00e9dio ou grande porte. E para entender muito bem o que agrada o seu p\u00fablico-alvo, \u00e9 fundamental entender o seu comportamento. Isso inclui uma s\u00e9rie de fatores, sejam eles demogr\u00e1ficos, faixa et\u00e1ria, gostos pessoais, etc. Isso pode ser traduzido como comportamento do cliente!<\/strong><\/p>\n O importante \u00e9 sempre oferecer solu\u00e7\u00f5es que atendam aquele p\u00fablico espec\u00edfico.<\/p>\n \u00c9 importante afirmar que conhecer como os consumidores interagem com as marcas, servi\u00e7os e produtos, e como essas pessoas costumam realizar as suas escolhas. \u00c9 um grande diferencial na hora de colocar em pr\u00e1tica todas as estrat\u00e9gias pensadas pela empresa.<\/p>\n Cada um desses fatores recebem influencias diferentes. \u00a0Por exemplo, no caso das empresas e profissionais que prestam um tipo de servi\u00e7o espec\u00edfico, \u00e9 necess\u00e1rio entender como os indiv\u00edduos optam por determinado servi\u00e7o. Ou ent\u00e3o, como eles avaliam esses servi\u00e7os e a maneira como as experi\u00eancias s\u00e3o constru\u00eddas.<\/p>\n Nesse processo, \u00e9 essencial que o empres\u00e1rio entenda que entram em cena algumas vari\u00e1veis que podem fazer com que o comportamento do cliente passe por altera\u00e7\u00f5es. Por essa raz\u00e3o, \u00e9 muito importante reservar um tempo para conhecer muito bem quais s\u00e3o essas vari\u00e1veis, e saber lidar com cada uma delas.<\/p>\n Alguns fatores s\u00e3o decisivos quando o assunto \u00e9 comportamento. Afinal, eles est\u00e3o ligados a todo um hist\u00f3rico daquela pessoa. Eles acabam por moldar tamb\u00e9m a maneira como ela reage a algumas situa\u00e7\u00f5es e como optam por determinados assuntos.<\/p>\n E nessa categoria \u00e9 acertado afirmar que existem alguns pontos que precisam ser observados. Por exemplo, a subcultura e a classe social em que a pessoa est\u00e1 inserida.<\/p>\n Nesse ponto, as pessoas acabam absorvendo para si um conjunto de comportamentos, valores, percep\u00e7\u00f5es e prefer\u00eancias que atuam na maneira como ele consome produtos e servi\u00e7os. E no caso da subcultura est\u00e1 ligada a grupos menores, mas que est\u00e3o inseridos naquele maior. \u00c9 muito importante saber qual o seu nicho nesse vasto campo.<\/p>\n Nesse momento j\u00e1 entram em cena os grupos refer\u00eancias, que s\u00e3o a fam\u00edlia, amigos ou qualquer outra pessoa que tenha o poder de exercer algum tipo de influ\u00eancia na tomada de decis\u00e3o.<\/p>\n Nesse caso est\u00e3o inseridos idade, est\u00e1gio do ciclo de vida, estilo de vida, personalidade, condi\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica e profiss\u00e3o. Todos esses elementos juntos tamb\u00e9m formam o comportamento do cliente e a maneira como ele ir\u00e1 tomar as suas decis\u00f5es.<\/p>\n Voc\u00ea j\u00e1 deve ter ouvido a afirma\u00e7\u00e3o de que o vendedor precisa ser um pouco psic\u00f3logo, e isso vale tamb\u00e9m para as empresas, afinal, esse fator realmente age diretamente nas decis\u00f5es dos clientes. Dentro desse t\u00f3pico podemos destacar a motiva\u00e7\u00e3o, pois ela acontece quando o desejo de compra \u00e9 despertado e \u00e9 o que leva ele a tomar determinada decis\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\nFatores que influenciam o comportamento do cliente<\/strong><\/h2>\n
Cultura<\/h3>\n
Sociais<\/h3>\n
Pessoais<\/h3>\n
Psicol\u00f3gicos<\/h3>\n