{"id":437,"date":"2016-12-18T19:53:21","date_gmt":"2016-12-18T21:53:21","guid":{"rendered":"https:\/\/wordpress-272145-844772.cloudwaysapps.com\/?p=437"},"modified":"2016-12-18T19:53:21","modified_gmt":"2016-12-18T21:53:21","slug":"comportamento-do-cliente-um-guia-completo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/comportamento-do-cliente-um-guia-completo\/","title":{"rendered":"Comportamento do cliente, um guia completo!"},"content":{"rendered":"

Os clientes s\u00e3o as grandes estrelas de qualquer empresa, afinal, eles s\u00e3o os respons\u00e1veis pelo sucesso do neg\u00f3cio, seja ele de pequeno, m\u00e9dio ou grande porte. E para entender muito bem o que agrada o seu p\u00fablico-alvo, \u00e9 fundamental entender o seu comportamento. Isso inclui uma s\u00e9rie de fatores, sejam eles demogr\u00e1ficos, faixa et\u00e1ria, gostos pessoais, etc. Isso pode ser traduzido como comportamento do cliente!<\/strong><\/p>\n

O importante \u00e9 sempre oferecer solu\u00e7\u00f5es que atendam aquele p\u00fablico espec\u00edfico.<\/p>\n

\u00c9 importante afirmar que conhecer como os consumidores interagem com as marcas, servi\u00e7os e produtos, e como essas pessoas costumam realizar as suas escolhas. \u00c9 um grande diferencial na hora de colocar em pr\u00e1tica todas as estrat\u00e9gias pensadas pela empresa.<\/p>\n

Cada um desses fatores recebem influencias diferentes. \u00a0Por exemplo, no caso das empresas e profissionais que prestam um tipo de servi\u00e7o espec\u00edfico, \u00e9 necess\u00e1rio entender como os indiv\u00edduos optam por determinado servi\u00e7o. Ou ent\u00e3o, como eles avaliam esses servi\u00e7os e a maneira como as experi\u00eancias s\u00e3o constru\u00eddas.<\/p>\n

Nesse processo, \u00e9 essencial que o empres\u00e1rio entenda que entram em cena algumas vari\u00e1veis que podem fazer com que o comportamento do cliente passe por altera\u00e7\u00f5es. Por essa raz\u00e3o, \u00e9 muito importante reservar um tempo para conhecer muito bem quais s\u00e3o essas vari\u00e1veis, e saber lidar com cada uma delas.<\/p>\n

Fatores que influenciam o comportamento do cliente<\/strong><\/h2>\n

Alguns fatores s\u00e3o decisivos quando o assunto \u00e9 comportamento. Afinal, eles est\u00e3o ligados a todo um hist\u00f3rico daquela pessoa. Eles acabam por moldar tamb\u00e9m a maneira como ela reage a algumas situa\u00e7\u00f5es e como optam por determinados assuntos.<\/p>\n

Cultura<\/h3>\n

E nessa categoria \u00e9 acertado afirmar que existem alguns pontos que precisam ser observados. Por exemplo, a subcultura e a classe social em que a pessoa est\u00e1 inserida.<\/p>\n

Nesse ponto, as pessoas acabam absorvendo para si um conjunto de comportamentos, valores, percep\u00e7\u00f5es e prefer\u00eancias que atuam na maneira como ele consome produtos e servi\u00e7os. E no caso da subcultura est\u00e1 ligada a grupos menores, mas que est\u00e3o inseridos naquele maior. \u00c9 muito importante saber qual o seu nicho nesse vasto campo.<\/p>\n

Sociais<\/h3>\n

Nesse momento j\u00e1 entram em cena os grupos refer\u00eancias, que s\u00e3o a fam\u00edlia, amigos ou qualquer outra pessoa que tenha o poder de exercer algum tipo de influ\u00eancia na tomada de decis\u00e3o.<\/p>\n

Pessoais<\/h3>\n

Nesse caso est\u00e3o inseridos idade, est\u00e1gio do ciclo de vida, estilo de vida, personalidade, condi\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica e profiss\u00e3o. Todos esses elementos juntos tamb\u00e9m formam o comportamento do cliente e a maneira como ele ir\u00e1 tomar as suas decis\u00f5es.<\/p>\n

Psicol\u00f3gicos<\/h3>\n

Voc\u00ea j\u00e1 deve ter ouvido a afirma\u00e7\u00e3o de que o vendedor precisa ser um pouco psic\u00f3logo, e isso vale tamb\u00e9m para as empresas, afinal, esse fator realmente age diretamente nas decis\u00f5es dos clientes. Dentro desse t\u00f3pico podemos destacar a motiva\u00e7\u00e3o, pois ela acontece quando o desejo de compra \u00e9 despertado e \u00e9 o que leva ele a tomar determinada decis\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m: O que \u00e9 marketing de guerrilha?<\/a><\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

H\u00e1 tamb\u00e9m a quest\u00e3o da percep\u00e7\u00e3o, que est\u00e1 ligada aos est\u00edmulos f\u00edsicos. Tamb\u00e9m temos influencia da compreens\u00e3o desses est\u00edmulos com as necessidades vigentes. Tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio entender o conhecimento que a pessoa possui atrav\u00e9s da suas experi\u00eancias vividas, al\u00e9m de cren\u00e7as e atitudes.<\/p>\n

Todos esses fatores reunidos fazem com que entender o comportamento do cliente n\u00e3o seja algo t\u00e3o simples como alguns pensam. Na verdade, s\u00e9 necess\u00e1rio implementar v\u00e1rios passos, e din\u00e2micas, para fazer com que o empreendedor possa adotar sempre as melhores medidas para ajudar o seu neg\u00f3cio a crescer.<\/p>\n

Observe o seu cliente<\/h2>\n

Parte desse conhecimento \u00e9 adquirido devido a observa\u00e7\u00e3o feita pelos empreendedores, pois ao observar o cliente com mais aten\u00e7\u00e3o, \u00e9 poss\u00edvel identificar algumas situa\u00e7\u00f5es importantes para entender o seu comportamento. Algumas perguntas podem ser feitas para que voc\u00ea tenha esse olhar mais cr\u00edtico na hora de analisar os seus clientes, s\u00e3o:<\/p>\n

    \n
  • O que ele v\u00ea?<\/li>\n
  • Quais os seus pensamentos e sentimentos?<\/li>\n
  • O que ele gosta de ouvir?<\/li>\n
  • O que ele faz e sobre o que ele fala?<\/li>\n
  • Ele tem alguma frustra\u00e7\u00e3o?<\/li>\n
  • Quais os seus medos?<\/li>\n
  • Quais as suas verdadeiras necessidades e os seus desejos?<\/li>\n<\/ul>\n

    Tudo isso ir\u00e1 fazer com que voc\u00ea tenha um compreenda melhor quem realmente \u00e9 o seu consumidor. Assim voc\u00ea pode elaborar estrat\u00e9gias que consigam atingir quem realmente interessa, deixando voc\u00ea relevante para o seu p\u00fablico-alvo.<\/p>\n

    Aprenda na pr\u00e1tica como entender o comportamento do cliente<\/strong><\/h2>\n

    Os exemplos s\u00e3o boas maneiras de compreender melhor as situa\u00e7\u00f5es acima, e dessa maneira tentar colocar em pr\u00e1tica dentro do seu neg\u00f3cio. Suponha que voc\u00ea tenha um produto de beleza voltado somente para homens, sendo que v\u00e1rios n\u00e3o costumam utilizar esse tipo de produto, sendo o preconceito uma das raz\u00f5es pelas quais alguns ainda sentem receio em adquirir esses produtos.<\/p>\n

    Alguns j\u00e1 podem at\u00e9 ter sentido a necessidade de usar esse produto. Por\u00e9m, n\u00e3o teve o incentivo necess\u00e1rio para efetuar a compra. \u00c9 comum que os pr\u00f3prios colegas falem frases feitas como \u201cisso \u00e9 coisa de mulher\u201d, mas se por acaso a esposa ou namorada influencie o uso por parte daquele homem, ele acaba comprando o produto, mesmo que seja discreto quanto ao seu uso.<\/p>\n

    <\/h3>\n

    Comportamento do cliente na pr\u00e1tica, conseguindo vender mais!<\/h3>\n

     <\/p>\n

    Percebeu como os v\u00e1rios fatores fizeram parte desse simples exemplo? <\/strong><\/p>\n

    Ent\u00e3o \u00e9 fundamental que o empres\u00e1rio entenda que o consumo final \u00e9 permeado de diversas a\u00e7\u00f5es que fazem parte do dia a dia do cliente. Sendo necess\u00e1rio levar em considera\u00e7\u00e3o que as motiva\u00e7\u00f5es que fazem com que a pessoa compre determinado produto, ou contrate determinado servi\u00e7o, s\u00e3o infinitas. Variam desde a realiza\u00e7\u00e3o pessoal at\u00e9 a conquista de espa\u00e7os ou status.<\/p>\n

     <\/p>\n

    \"comportamento<\/p>\n

     <\/p>\n

    Ao compreender profundamente todos os fatores citados acima, os profissionais respons\u00e1veis dentro da empresa ter\u00e3o embasamento para tra\u00e7ar estrat\u00e9gias de marketing no neg\u00f3cio. Visto que todos esses essas etapas acabam influenciando de alguma maneira o comportamento do cliente.<\/p>\n

    Cabe a empresa procurar solu\u00e7\u00f5es para \u201cdriblar\u201d os poss\u00edveis empecilhos, e enfatizar aqueles pontos mais fortes. Visto que dessa maneira, o cliente se sentir\u00e1 realmente confort\u00e1vel. Isso, mesmo que de maneira discreta, em aceitar para si a solu\u00e7\u00e3o que a sua empresa tem a oferecer para aquele problema que ele possui. Ou seja, a sua marca acaba virando refer\u00eancia para ele, e consequentemente voc\u00ea consegue fidelizar essa pessoa.<\/p>\n

     <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

    Os clientes s\u00e3o as grandes estrelas de qualquer empresa, afinal, eles s\u00e3o os respons\u00e1veis pelo sucesso do neg\u00f3cio, seja ele de pequeno, m\u00e9dio ou grande porte. E para entender muito bem o que agrada o seu p\u00fablico-alvo, \u00e9 fundamental entender o seu comportamento. Isso inclui uma s\u00e9rie de fatores, sejam eles demogr\u00e1ficos, faixa et\u00e1ria, gostos […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":497,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[2,5,3],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/437"}],"collection":[{"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=437"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/437\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/497"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=437"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=437"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/marketingparainiciantes.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=437"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}