Outbound marketing, o que é e ainda funciona?

0

Nos últimos 100 anos, a evolução tecnológica aconteceu de uma forma nunca vista antes. Pode-se perceber isso em artigos como carros e alguns serviços, como viagens aéreas, que antes apenas eram consumidos por classes mais altas, e hoje em dia já estão ao alcance de quase todas as pessoas.

E essa revolução não aconteceu só no mercado, mas também foi aplicada ao marketing.

Tempos atrás, campanhas de marketing eram restringidas apenas as grandes empresas, pois apenas elas possuíam orçamento para investir nesta área. Afinal de contas, divulgar a maraca, seja por meio de Outdoors, ou por propagandas na televisão, eram muito caros e apenas gigantes do mercado tinham condições de usufruir do marketing.

Com isso, a menos que você fosse proprietário de uma grande empresa, um de seus únicos meios de divulgação será o famoso boca a boca.

No entanto, com a ascensão da internet, que veio a se tornar a principal ferramenta de buscas nos dias atuais, esse cenário mudou. Isso por que boa parte das informações presente na internet está ao alcance de praticamente todas as pessoas.

 

O que é o Outbound marketing?

É fundamental para uma empresa ter seu SEO bem trabalhado, para que esteja bem colocada nas ferramentas de busca da internet , e com isso ser encontrada com maior facilidade pelo seu público-alvo. Investir em SEO é uma estratégia muito mais barata do que investir em comerciais em televisões , além de ser muito mais fácil analisar o impacto causado no seu negócio, por meio de ferramentas como o Google Analitycs e RD Station que mensuram o sucesso de suas estratégias de prospecção passiva.

Com a incrível ascensão do Google, surgiu também a necessidade de se criar conteúdo de qualidade, e que suprisse a necessidade de seu público-alvo.

E isso fez com que o Marketing de Conteúdo começasse a ser trabalhado de forma profissional, com empresas do ramo produzindo conteúdo para outros sites, com a intenção de aumentar o fluxo de visitantes de seus clientes.

 

outbound marketing

 

E por meio disso, muitas empresas conseguiram novos clientes de forma passiva, ou seja, sem precisar ligar para divulgar seu produto ou ir ao mercado procurar novos clientes ativamente. Foi aí que o Outbound Marketing começou a ser visto como algo ultrapassado.

No mesmo momento em que ele precisava de vendedores para trazer retorno, o Inbound traz retornos com praticamente nenhum investimento pessoal.

Foi então que várias empresas deixaram de investir em outbound, e passaram a investir mais em inbound, acreditando erroneamente que um substituía o outro, onde na verdade, um complementa o outro.

Confira abaixo algumas vantagens do outbound marketing:

Velocidade do ROI

Variáveis como volume de tráfego e leads são difíceis de prever

Facilidade para encontrar profissionais na área

Agilidade na validação de premissas

 

O inbound marketing por sua vez, traz mais retornos a médio/longo prazo, enquanto o Outbound tem retornos mais instantâneos. Isso prova o quanto os dois métodos se complementam, pois enquanto você ainda tenta trazer novos visitantes para sua página, sua equipe de Outbound já consegue novos clientes para sua organização.

 

[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]

Leave A Reply

Your email address will not be published.