Nômade digital, entenda como funciona

O Nômade digital, nada mais é do que aquela pessoa que trabalha por conta, através da internet, estabelecendo o seu trabalho e inclusive, o horário que utilizará para este. Hoje também é conhecido como Freelancer, um profissional que tem diversas possibilidades de trabalho em meio ao mundo digital, tudo dependendo de qual seja a sua formação, especificações ou trabalho que deseja realizar.
A pessoa que opta por trabalhar como Nômade digital pode ainda, optar se vai trabalhar para um site específico que busca os serviços que ele oferece ou ainda, se trabalhará para várias pessoas, tudo dependendo do que for surgindo. Esta profissão, sim, é considerada uma profissão, costuma ser mais difícil no começo, quando ainda não se tem uma clientela certa, já que ninguém conhece seu trabalho. Aos poucos, é possível ir crescendo no ramo e se tornar inclusive, um dos nômades digitais mais conhecidos, basta realizar seus trabalhos com excelência e ter um bom relacionamento com os seus clientes.
Isso porque, muitas empresas procuram profissionais como o Nômade digital para a elaboração de serviços, visto que, estes não tem custo para a empresa com relação a salários ou benefícios, uma vez que ganham pelo projeto realizado e a parceria para por aí. Então, se a empresa gosta do serviço do profissional, automaticamente vai querer contratá-lo em outros momentos também, o que é muito positivo para ele.
Os motivos que fazem alguém se tornar um Nômade digital são muitos, mas entre eles a necessidade de poder controlar seu próprio tempo e mandar no seu próprio negócio, o que nem sempre é possível em uma empresa. Outro ponto fundamental está na ideia de que fazer trabalhos online e vende-los, normalmente depende única e exclusivamente de você, não precisa de uma equipe, por exemplo.

Os motivos que fazem alguém se tornar um Nômade digital são muitos, mas entre eles a necessidade de poder controlar seu próprio tempo e mandar no seu próprio negócio, o que nem sempre é possível em uma empresa. Outro ponto fundamental está na ideia de que fazer trabalhos online e vende-los, normalmente depende única e exclusivamente de você, não precisa de uma equipe, por exemplo.

nomade-digital

Leia também: Copywriting, vendendo através da escrita!

 

POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR COMO NÔMADE DIGITAL

Não são poucas as possibilidades de trabalho na internet, porém esqueça a ideia de que trabalhar em casa não exige esforço, como muitos sites propagam. Exige tamanho esforço, que se o trabalho não for bem feito, você não conseguirá recursos financeiros, uma vez que as pessoas não desejam contratar alguém sem potencial.
Uma das opções está em criar postagens para as redes sociais, como o Facebook. Muitas empresas contratam os Nômades digitais para gerenciar suas redes, uma vez que as empresas não tem tempo para isso. Os temas e valores pagos são os mais variados e é preciso que o Freelancer entenda que precisa gerar um conteúdo inteligente.
Revisões de conteúdo, tanto em português como em inglês também são muito procurados online, já que muitas pessoas, por falta de tempo ou de interesse, não utilizam as regras ortográficas das línguas citadas e por isso, preferem pagar para que alguém revise os conteúdos e os deixe impecáveis. Normalmente neste tipo de serviço, o Nômade digital cobra por folha revisada.

O começo como nômade digital

Para os famosos redatores de conteúdos, normalmente artigos, para blog, sites e de teor científico, não falta trabalho. As temáticas são as mais variadas possíveis e os valores também, que na grande parte inclusive pequeno demais para o trabalho proposto. Porém, quando se começa na área, algumas vezes é necessário cobrar menos pelos artigos produzidos devido a dois fatores: quase ninguém conhece seu trabalho e se você não aceitar a concorrência aceita.
O Nômade digital também pode trabalhar com a edição ou produção de vídeos para empresas que contratam este serviço, normalmente feito por um profissional de informática ou designer. Ainda para estes profissionais existe a possibilidade de criação de sites empresariais, criações de logotipos e até de treinamentos sobre a sua especialidade. Estes serviços costumam ser mais caros com relação à escrita, uma vez que necessitam que se trabalhe com questões mais específicas e uma área mais complexa.
As formas de pagamento por onde o Nômade digital recebe é quase sempre decidida entre ele e quem o contratou, porém a facilidade de se inscrever em sites que contratam Freelancers, como a Workana, por exemplo, está na garantia do recebimento, já que a empresa que deseja o contratar deposita o dinheiro, a Workana o deixa guardado e assim que o trabalho é liberado, você o recebe. Assim, é possível ter garantias, diferentemente dos processos individuais, onde nem sempre o cliente saberá se receberá o trabalho que espera se pagar adiantado e o Nômade digital se vai receber o pagamento se permitir que ele seja feito após a entrega final.

 

[contact-form-7 id=”98″ title=”Formulário de contato 1″]

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *