Marketing Digital: Cinco Dicas Para Iniciantes
Vivemos na era da internet e estar no universo digital se tornou uma verdadeira prioridade para as empresas de todos os tamanhos. Quem não é visto, não é lembrado já disse um sábio. Atualmente para ser visto é necessário ser digital e estar online. Para quem está entrando no mundo empreendedor vamos dar cinco dicas de marketing digital para iniciantes que vão mudar a forma como a sua empresa é percebida.
Conhecer os meandros que podem te levar ao conhecimento do seu público-alvo é essencial para se dar bem no mercado. Então prepare-se para essa incursão aos conhecimentos do marketing na era dos smartphones e internet wi-fi.
Cinco dicas de marketing digital para iniciantes
1 – Sua empresa precisa de um site
Um dos erros mais comuns de iniciantes é achar que pela ênfase dada as redes sociais no momento não é necessário ter um site. O site tem função primordial na percepção que seu consumidor tem da sua empresa. Várias pesquisas na área revelaram que os consumidores quando buscam por uma empresa na internet querem visitar um site.
O site é como se fosse a sede da sua empresa no universo digital. As redes sociais como Facebook e Instagram são muito interessantes para estabelecer diálogo e interação com os seus consumidores, no entanto, é o site que lhes oferecerá as respostas que estão procurando. Então a primeira dica é preocupe-se em fazer um site assertivo para a sua empresa e no qual estejam reunidas todas as informações necessárias.
2 – Redes Sociais ativas e pensadas de forma estratégica
Depois de visitar a casa da sua empresa (o site) o eventual consumidor desejará saber mais sobre o perfil da sua marca e dos produtos/serviços que são oferecidos. Então chegamos a segunda das cinco dicas para iniciantes em marketing digital. A manutenção das redes sociais é essencial para manter a sua marca sendo comentada e conhecida por mais pessoas.
A grande questão é entender que os perfis de redes sociais precisam passar uma boa imagem da sua empresa. Fique atento ao que é compartilhado com os seus seguidores, pois em apenas um segundo um post pode se transformar em polêmica. Tenha senso crítico para saber o que pode ser prejudicial para a imagem corporativa e gere conteúdos relevantes. Ninguém curte uma página ou segue um perfil para ver apenas fotos de produtos em promoção.
3 – Trabalhe com palavras-chave e SEO
Muitos iniciantes no universo do marketing digital podem não saber, mas a base do trabalho feito para a web está nas palavras-chave. Buscadores como o Google e o Bing, por exemplo, respondem as pesquisas feitas pelos internautas através da busca das palavras usadas na caixa de busca. Isso significa que o buscador irá procurar por repostas a dúvida do interlocutor.
Além de procurar pelas palavras-chave os buscadores usam ferramentas para identificar quem atende as necessidades do interlocutor com mais assertividade. Então saiba que além de usar as palavras-chave que tenham relação com a sua área de atuação é importante contar com conteúdos de qualidade. É desse processo de seleção que são elencados os sites numa busca.
4 – Crie uma estratégia
A partir do momento que você já conseguiu aplicar as três primeiras dicas e tem um site bem formatado, redes sociais que são atrativas para os potenciais consumidores e usa com qualidade as palavras-chave precisa traçar uma estratégia entre esses itens.
Contar com três itens de marketing digital bons que não conversam entre si é o mesmo que não contar com nenhum. Conforme o engajamento dos seus seguidores for crescendo nas redes sociais comece a usar isso a favor da sua empresa criando mais links de divulgação.
5 – Seja digital mesmo se for loja física
Por fim é importante esclarecer que mesmo aquelas empresas que atuam somente em meio físico, isto é, não tem loja virtual precisam estar online. Muitos consumidores procuram por informações a respeito das empresas de seu interesse na internet antes de fechar uma compra. Se um potencial consumidor fizer uma busca pela sua empresa e não encontrar nada pode se sentir frustrado e até mesmo questionar a qualidade do seu trabalho.
Seja criativo
Depois de conferir cinco dicas para iniciantes de marketing digital certamente você está mais preparado para enfrentar o mercado. Siga as dicas acima com criatividade para conquistar mais interessados no meio digital.