Leads: o que são e como gerar?
Para quem atua na área de marketing digital, o termo leads deve soar, no mínimo, familiar. No entanto, nem todos sabem a que ele se refere e qual a sua relevância.
A definição do termo
A palavra lead pertence a língua inglesa. Sua tradução literal significa “conduzir”. Quando utilizada em uma frase, seguida da preposição “to”, transforma-se na locução “to lead”, que pode ser traduzida como “leva à”.
Portanto, as palavras lead ou leads estão relacionado ao ato de conduzir algo ou alguém a uma ação ou a algum lugar.
No contexto do marketing digital, os leads são como indicações de pessoas ou empresas, interessadas em adquirir produtos e serviços. Essas pessoas precisam ser conduzidas pelas marcas.
Em termos mais simples, leads são pessoas que utilizando, alguma ferramenta via internet, chegaram até uma marca e fizeram algum contato. A missão do marketing digital é gerar sempre mais leads e torná-los qualificados.
Então leads são os visitantes de um site?
Não, não é isso. Existe uma diferença básica entre visitantes e leads. Há pessoas que, por exemplo, visitam o site de uma marca, mas não fazem nenhum cadastro, nem deixam algum tipo contato.
O mesmo ocorre em perfis redes sociais, quando um indivíduo somente visualiza a página, porém não faz nenhum tipo de interação, nem a segue ou curte.
Portanto, possuir um site com grande número de visitas, não é sinônimo de ter um bom número de leads e, principalmente, não garante vendas.
Para o marketing digital, isso pode ser denominado uma métrica de vaidade. O empreendedor pode até ficar satisfeito em possuir páginas com grande fluxo de visitas. Mas se as pessoas não entrarem em contato com a marca, não há como vender nada a elas.
Talvez a característica que mais diferencie um lead de um simples visitante, é que o lead, de alguma maneira, está ao alcance de uma empresa, tornando-se um cliente em potencial.
A partir do momento que um indivíduo curte uma fanpage ou faz algum cadastro em site, deixando ao menos o seu endereço de e-mail, é possível estabelecer um relacionamento com ele.
Por consequência, quando há maneiras de divulgar produtos e serviços ao lead e de ter acesso às suas informações, as chances dele ser, de fato, um cliente da marca, são bem maiores.
A importância de gerar leads
O que ocorre em alguns casos é que, mesmo tendo esses pontos esclarecidos, alguns empreendedores não reconhecem a importância de gerar leads.
Cabe a quem atua na área de marketing digital mostrar que, em um mercado tão competitivo, principalmente no ambiente online, é fundamental gerar sempre mais leads.
Quanto maior for o número de leads, maiores são as probabilidades de angariar novos clientes e aumentar as margens de vendas.
É necessário encontrar soluções para transformar o maior número possível de visitantes de um site em leads. Oferecer informações relevantes e buscar manter um bom relacionamento com os possíveis clientes, são formas indicadas de fazer isso.
Consumidores que identificam em uma marca, características como um bom atendimento e iniciativa na hora de esclarecer dúvidas, são mais propensos a comprar e a fazer negócios.
Lembrando que, se desde o momento da visita em um site ou perfil em rede social, o consumidor se identifica com a maneira de atuar da marca, o provável é que ele resulte em um cliente fiel.
Como gerar leads
Já falamos sobre a definição do termo e sobre as características dos leads. Também salientamos a importância de gerar leads.
Provavelmente, você esteja se perguntando agora, como gerar leads de maneiras eficazes. Vamos lá.
Leia também: Inbound marketing, como usá-lo em sua empresa?
Gerar leads pode ser uma tarefa difícil para quem desconhece o próprio target. Ter claro do que se trata o seu produto ou serviço, e para quem ele deve ser comercializado deve o primeiro passo para qualquer estratégia.
As marcas que apostam no marketing digital precisam alinhar sua comunicação com as necessidades do possível cliente. É indispensável que uma página oficial ou em rede social fale a língua do público-alvo.
Marketing de conteúdo para gerar mais leads!
Quando um indivíduo visita o ambiente virtual de uma empresa, se identifica e compreende a linguagem utilizada por ela, é muito provável que ele deixe alguma informação pessoal ou a sua curtida.
Outro ponto importante: Para fazer com que uma pessoa saia da posição de visitante e passe a ser um lead, o mais indicado é investir na criação de conteúdo de qualidade.
Quem nunca teve a sensação de ter sido enganado ao visitar um site? Algo motiva a acessá-lo e, chegando lá… o seu conteúdo não empolga!
Isso é muito comum e soa como aspecto negativo para uma marca. Resulta que o produto ou serviço comercializado por ela talvez nem seja ruim. No entanto, as informações do site não souberam vendê-lo.
Algumas técnicas para gerar mais leads
Criar conteúdo como artigos publicados em blogs, vídeos, imagens e postagens interativas em redes sociais, são armas poderosas para gerar leads. O visitante deve se sentir impulsionado a sair de uma posição passiva e disponibilizar seu contato à marca.
Textos escritos com técnicas de SEO, finalizados com um call to action – aquela assinatura, que convida o visitante a deixar um contato, por exemplo -, é um modo de convence o visitante a se tornar lead e também de aumentar o tráfego de uma página.
Apostar em newsletters também costuma funcionar para quem quer gerar leads. Para isso, deixar uma barra de fácil visualização no seu site, convidando os visitantes a cadastrarem o seu e-mail e recebê-las, é fundamental.
Ainda há a possibilidade de criar e-books. Disponibilizá-los para quem também cadastrar seus dados no site, é uma maneira inteligente de atrair visitantes e gerar leads.
Com popularidade das redes sociais no Brasil, é importante investir na criação de conteúdo e no bom atendimento por meio delas. Assim, é possível impulsionar os visitantes a darem o seu like e a fazer comentários, transformando-os em leads.
Leads qualificados
Depois de conseguir o contato dos leads, é necessário qualificá-los, oferecendo a eles conteúdo específico.
Essa ação ajuda a diferenciar os indivíduos mais propensos a se tornar clientes da marca, daqueles que estão apenas recebendo informações, mas, por algum fator externo, não pretendem adquirir nada.
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