Gestão de redes sociais, como ter sucesso de verdade?

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Caso você seja dono de um negócio, está procurando novas formas de atingir seu público, e ainda não usa as redes sociais, você deve começar agora a gerir as mídias sociais de sua empresa. Neste artigo, iremos falar sobre as vantagens de atuar nessa extensa rede de contato, e por que você deve entrar nela, além de te dar algumas dicas de como obter sucesso usando a gestão de redes sociais.

Para começarmos a compreender a relevância das redes sociais na sociedade em si atualmente, devemos analisar o quão presente elas estão na vida das pessoas. Estima-se que cerca de 85 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas ás redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Google +, etc. No entanto, o simples fato de ter muita gente conectada na rede, não significa que basta você criar uma página e pronto, você terá um meio de comunicação estabelecido com seus clientes.

 

Como começar a gerenciar nas redes sociais?

Para iniciar seu trabalho na gestão de redes sociais, é preciso antes fazer uma análise, procurando entender a relação que as pessoas terão com a sua marca nos meios digitais. Nos dias de hoje, cada vez mais o relacionamento com o cliente vem se tornando mais importante, ou seja, não basta apenas você anunciar seu produto, seja na rádio ou na tv. É necessário você estabelecer uma relação com seu público, e neste ponto, uma boa gestão de redes sociais te dão grande vantagem.

Nas mídias sociais você tem possibilidade de estar sempre se atualizando às novas tendências, além de poder estabelecer um diálogo constante com as pessoas, o que é muito importante para conquistar clientes de confiança. Com todas opções de lojas e fornecedores de serviços, sejam eles online ou físicos, os clientes prezam muito pelo bom atendimento. E manter uma relação com eles, por meio das redes sociais, pode ser algo fundamental.

 

Para começar sua caminhada nas redes sociais você deve antes se perguntar: Em qual rede social minha empresa deverá atuar?

Não existe um passo-a-passo com uma receita que sempre dará certo neste caso. Para algumas empresas, determinadas redes sociais funcionam, já para outras, isso não acontece. Como exemplo, o Facebook é uma ferramenta para interação com os amigos. Logo, se o que você procura é uma rede social com mais entretenimento, onde você possa exibir as vantagens de seus serviços ou produto, além de ser uma ótima ferramenta para se relacionar com seus clientes, esta é a rede social certa.

Podemos citar como outro exemplo o Linkdln, que nada mais é que uma rede social que tem como foco os relacionamentos profissionais, logo, se seu nicho de mercado for algo relacionado com evolução profissional, esta é uma boa opção para você começar suas atividades online. Ainda temos o Instagram, que é um ótimo lugar para você expor seus produtos por meio de imagens e alguns curtos vídeos.

 

Leia mais em: Estratégia de comunicação, sua marca tem uma?

 

Gestão de redes sociais

É de extrema importância você ter em mente, que as mídias sociais são uma parte do que é conhecido como marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações que tem como intuito, atingir as pessoas com conteúdo de qualidade, criando assim uma reputação. Logo, as redes sociais devem servir para você expor seu conteúdo, seja ele textual, por meio de imagens, ou até mesmo por vídeos.

É fundamental você não apenas estar ali presente na rede social, mas também, postando novos conteúdos frequentemente, interagindo com seu público, fazendo com que mais pessoas notem a sua marca, e aí entra a gestão de redes sociais.

 

Benefícios das mídias sociais para as empresas

Outra vantagem que elas oferecem, é o fato de servirem como um meio de você analisar seus resultados, mensurando a satisfação de seus clientes. Além de também valer para obter o interesse e descobrir insights com o objetivo de efetuar uma melhora nos seus produtos e serviços.

Outro item a ser destacado aqui, é o fato de as redes sociais serem pontos cruciais para a sua marca no que diz respeito ao ranqueamento nos mecanismos de busca. Ou seja, empresas que tem um bom tráfego em suas páginas nas redes sociais, tendem a ter seu conteúdo mais visto, e consequentemente, estarão melhores ranqueados nos motores de busca, como o Google.

Vamos citar um exemplo: Vamos supor que você criou um artigo sobre determinado assunto, e o publicou em seu facebook. Assim, mais pessoas leram o conteúdo, compartilharam e comentaram, e com isso, mais e mais pessoas podem ver e ter acesso a seu artigo, tendo assim mais pessoas atingidas. Dessa forma, ainda vai fazer com que você estreite seus laços com seus clientes, e mostrará ao Google que seu conteúdo é de qualidade, pois várias pessoas estão vendo ele.

 

gestão de redes sociais

 

Leia mais em: Geração de conteúdo para Facebook, 5 regras gerais

 

Dicas de como obter sucesso na gestão de redes sociais

Crie conteúdo relevante

É de extrema importância, como já foi citado acima, que o conteúdo produzido por você seja de boa qualidade. Procure sempre ser original quando for produzir algum conteúdo. Tente pensar com sob o ponto de vista do cliente. Tenha em mente o seguinte pensamento: “Se eu fosse um cliente, e estivesse lendo isso, eu me sentiria interessado em comprar este serviço ou produto?”.

 

Trace objetivos

Tenha um planejamento em relação a quais redes sociais você estará presente, e qual seu objetivo em cada uma delas. Procure adaptar seu conteúdo para cada rede social, assim você atingirá de uma forma mais impactante seu público.

 

Monitore

Esteja sempre interagindo com seu público, monitorando a situação de sua página constantemente. Procure não demorar a responder dúvidas de seus clientes. E além disso, procure iniciar diálogos com eles, como por exemplo, pedindo se ele gostou de determinado produto ou serviço.

 

Mensure resultados

De início, você não deve se preocupar com os retornos financeiros que as redes sociais trarão, mas sim em estabelecer uma boa relação com seus clientes, interagindo frequentemente. Faça uma análise de quantas pessoas compraram seus produtos a partir das redes sociais, ou quantas delas elogiaram seus produtos.

 

Acompanhe de perto os resultados de sua gestão de redes sociais

Esteja sempre a par do andamento de suas redes sociais. Procure sempre otimizá-las de acordo com os resultados obtidos anteriormente. Faça uma análise sobre quais ações trouxeram mais retorno, e trabalhe em cima disso, otimizando as ações que não foram tão úteis.

 

gestão de redes sociais

 

Gestão de redes sociais é um assunto muito interessante, não é mesmo? E todos nós estamos diariamente lidando com isso, por esse motivo, precisamos estar atualizados sobre a melhor forma de atrair e manter os clientes. Tem alguma dúvida, sugestão ou mesmo crítica? Entre em contato conosco!

 

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