Geração de conteúdo para Facebook, 5 regras gerais!
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, não é à toa que muitas empresas investem na rede para aumentar o seu relacionamento com os clientes e fãs da marca. Porém, muitos empreendedores ainda cometem erros comuns de falar apenas da marca, se você deseja ser relevante para os usuários, é muito importante estabelecer uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Desta forma, saber como usar adequadamente a geração de conteúdo para Facebook é fundamental!
Na prático isso significa que nem tudo é tão simples quanto parece. De nada adianta criar uma página e esperar que as coisas aconteçam, é necessário alimentá-la sempre com assuntos relevantes para o seu público-alvo, e ter em mente que tudo o que você compartilha deve apresentar uma novidade, ser informativo ou bem-humorado, o segredo é “vender sem vender”. Muitas pessoas tem dúvidas de como usar o marketing de conteúdo e esta é uma delas!
Ou seja, as pessoas não gostam de ficar ouvindo apenas sobre a marca, eles desejam saber o benefício do que você tem a oferecer, como o seu produto ou serviço poderá ajudar a resolver os seus problemas.
5 dicas essências para a geração de conteúdo para Facebook com qualidade
Na hora de gerar conteúdo de qualidade, o marketing de conteúdo é essencial, afinal, é através dele que a sua marca irá ganhar muito mais credibilidade entre os clientes e potenciais clientes, portanto, é necessário levar em consideração pontos importantes:
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Pesquisar e identificar o público
A base do sucesso do conteúdo é escrever o certo para a pessoa certa, ou seja, é necessário conhecer muito bem as pessoas que terão acesso a esse material, e nesse momento é fundamental conhecer o seu público-alvo, uma boa maneira de conduzir esse estudo é elaborar uma persona para os seus negócios, liste todas as características que o seu cliente possui e a partir desse momento, comece a se colocar no lugar dele.
Outras dicas para saber quais são os interesses do seu público é visitar comunidades, analisar as discussões nesses grupos, páginas que o seu público-alvo curti, saber dentro dessas páginas quais foram os conteúdos que mais tiveram resultados, fazer pesquisas entre os seus próprios seguidores (caso já tenha conquistado uma boa base), que pode ser feita através de pesquisas ou perguntas simples.
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Invista em conteúdo exclusivo para o Facebook
Outras redes como o Instagram tem um botão que permite que o conteúdo de lá seja publicado diretamente na Página do Facebook, mas se você quiser ser realmente relevante para os seus clientes dentro da rede, invista sempre em conteúdos exclusivos, essa atitude além de aumentar o alcance dos posts, ainda incentiva o engajamento. Em muitos casos, é interessante contratar uma agência de conteúdo para o gerenciamento de páginas no Facebook!
As dicas nesse caso é sempre colocar algo visual para chamar a atenção dos fãs, vale lembrar que postagens que contém imagem tem mais chances de causar engajamento. Tenha imagens próprias para o Facebook, crie memes, faça citações através de gráficos, publique vídeos, as possibilidades são inúmeras. Priorize textos curtos, aqueles com 250 caracteres são ideias e contam com 60% mais engajamento.
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Saiba divulgar o conteúdo do seu blog
Muitas empresas costumam manter um blog para publicar as novidades, sendo fundamental saber divulgar esse conteúdo de maneira correta, o que ocorre muitas vezes é que ao colar o link na rede, será apresentado uma prévia do conteúdo, mas isso não significa que isso seja suficiente.
É importante sempre priorizar uma boa imagem, um texto curto, a legenda precisa despertar sempre o interesse do leitor em clicar, otimize sempre a descrição, pois na maioria das vezes o Facebook irá pegar as primeiras linhas do seu post, mas você poderá alterar para algo mais interessante.
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Estimule sempre o engajamento
O Facebook é mais do que um canal para falar com os clientes, ele é uma rede social, portanto, deve haver sempre uma troca entre marca e clientes, e não algo unilateral. Por essa razão é muito importante ficar sempre atento às mensagens, participar das conversas, e postar conteúdo que estimule esse engajamento.
Uma boa maneira de começar é fazer experimentos das várias maneiras de postar, como inserir perguntas, imagens interessantes com algo do tipo “coloque legenda”, e há também aqueles posts com lacunas, do tipo, “se eu ganhasse um milhão de reais eu faria…”, sempre pense em algo estratégico para o seu negócio.
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Mensure sempre os resultados e faça testes
Qualquer estratégia de marketing, e isso vale para as campanhas e para a produção de conteúdo para o Facebook, só consegue sobreviver quando ela é acompanhada de perto, afinal, através desses dados é possível decidir os passos seguintes a serem tomados. Portanto, em vias de regra, é necessário planejar, experimentar, mensurar e repetir, e nesse momento, o Facebook Insights são muito importantes.
Outras dicas essenciais
Junto com essas etapas já mencionadas, é muito importante que o empreendedor também preste atenção em todos os detalhes, e isso inclui:
- Tipos de conteúdo para atrair os clientes.
- Definição clara dos objetivos de comunicação.
- Conteúdo que seja realmente útil para as pessoas, e que sejam ao mesmo tempo estratégicos.
- Investir sempre em elementos visuais (já mencionados acima).
Como gerar resultados com o Facebook?
Quer ser bem sucedido no Facebook? Seja relevante para o seu público, o grande erro das empresas é acharem que basta falar dos seus produtos e serviços que os clientes irão correndo realizar compras e serem fidelizados, a grande verdade é que a maioria das pessoas não possui real interesse em comprar, e precisam ser estimuladas, mas ninguém deseja ser “obrigada” a adquirir nada, todo esse processo precisa ser natural, ou seja, a empresa precisa sempre se preocupar em ser relevante e não apenas vender por vender.
Um bom exemplo de cases bem-sucedidos em redes sociais é a Nike, em nenhum momento a empresa se preocupa em falar dos seus produtos em si, na verdade, o seu grande objetivo é vender um estilo de vida, ou seja, as pessoas que usam Nike acabam se sentido especiais, e fazendo parte de uma comunidade maior.
Um dado importante é que a grande maioria das pessoas estão preocupadas nas vantagens que receberam ao comprar um produto ou serviço, e não na sua parte técnica, e é justamente isso que as marcas precisam entender na hora de criarem conteúdo para o Facebook.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!
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