Funil de vendas no marketing digital, entenda o conceito

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Um funil de vendas no marketing digital nada mais é do que um conjunto de fases e gatilhos que tem como intuito dar base para o andamento das compras das personas de alguma organização. Um funil de vendas de qualidade deve fazer com que este método seja totalmente previsível e escalável, o que facilita a tomada de decisões que estão ligadas as estratégias e a estrutura de conquista de novos clientes.

É comum nas organizações que trabalham com Inbound Marketing o funil de vendas integrar os setores de vendas e de marketing, onde cada uma das etapas é de responsabilidade de uma das áreas específicas.

A jornada de compra tem como principal objetivo retratar as etapas que o consumidor passa até o momento da compra de algum produto. Essa jornada é geralmente é definida por 4 etapas.

 

funil de vendas no marketing digital

 

Etapas do funil de vendas no marketing digital!

 

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta: Na primeira etapa desta jornada, o cliente ainda não tem total certeza de que ele tem um problema ou até mesmo uma oportunidade de negócio. Essa etapa tem como intuito ascender o interesse do cliente por determinado assunto e fazer com que ele perceba o problema ou a oportunidade de negócio;

Etapa 2 – Reconhecimento do problema: Na segunda etapa da jornada, o cliente já sabe que tem um problema/oportunidade de negócio e ele começa a se informar sobre esse problema, buscando as mais eficazes soluções para o mesmo.

Etapa 3 – Consideração da solução: Depois de se certificar sobre seu problema, o consumidor já tem em mente algumas soluções, e é nesta etapa que ele começa a analisar qual das soluções vai utilizar. É muito importante criar um certo senso de urgência nesta etapa, senão o consumidor irá apontar a solução para o problema, mas não vai se empenhar para solucioná-lo.

Etapa 4 – Decisão de compra: Nesta fase da caminhada, o consumidor já está comparando as alternativas acessíveis e procurando se informar sobre qual delas se encaixa melhor nas suas circunstancias. É muito importante destacar os diferenciais competitivos de cada uma das resoluções possíveis para o problema nesta etapa.

Confira abaixo um exemplo prático para te ajudar a entender o conceito:

Ao comprar uma roupa para usar no seu cotidiano, é muito provável que no decorrer de sua vida você já tenha passado por esta jornada. Logo, as próximas jornadas já se iniciam na etapa de reconhecer o problema, que no caso é não ter uma roupa para usar no trabalho amanhã, por exemplo. Após isso, vem a etapa de consideração, que no caso poderia ser: eu realmente preciso de uma roupa nova? Eu tenho dinheiro para comprar esta roupa? Até que o processo chega em seu ponto final e é tomada a decisão de comprar a roupa ou não.

Ter conhecimento sobre a jornada de compra do consumidor possibilita planificar as fases de vendas que envolvam os gaps, qualifiquem o consumidor e diminuam o ciclo de venda.

As áreas de marketing e vendas tem a possibilidade de trabalhar de uma maneira alinhada e previsível, trazendo mais eficácia na aquisição de novos clientes e melhorando a escalabilidade do processo.

 

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