Faculdade de marketing, vale a pena fazer?

0

Muitas pessoas optam por fazer faculdade porque gostam de determinada área e outras fazem pela exigência do mercado de trabalho. Isso porque, com tamanha concorrência por toda a parte, muitas pessoas acabam vendo na graduação a possibilidade de atingirem seus objetivos. Mas até que ponto isto é real? Basta ter um ensino superior e tudo passa a ocorrer bem? Não mais. Apesar de uma época já ter sido assim, quando o diploma de ensino superior valia mais do que muita outra coisa, hoje é necessário mais do que isso.

É necessário competência, organização, experiência e só então, ensino superior. E a Faculdade de marketing, será mesmo que vale a pena fazer?

Faculdade de marketing, vale a pena fazer?

Algumas universidades possibilitam que o marketing seja apenas uma matéria que o curso oferece, enquanto outras oferecem a Faculdade de marketing em si, com todas as matérias voltadas a este foco. Além do marketing, neste curso superior é estudada uma série de disciplinas, como psicologia, contabilidade e ética profissional.

Por quê? Justamente pelo fato de que nem todas as pessoas que fazem a Faculdade de marketing tem noção da abrangência que a área traz.

Para se trabalhar com isso é necessário que se tenha uma visão geral do ser humana, para que só então se descubra, por exemplo, qual é a estratégia de propaganda que vai envolver o consumidor e fazer com que ele adquira o produto, por isso muitas matérias teóricas são estudadas nos dois primeiros anos do curso, que normalmente é composto por quatro anos.

Nos dois últimos, são vistas então disciplinas mais práticas, algumas inclusive voltadas ao mercado de trabalho e as suas especificidades para o profissional que está fazendo a Faculdade de marketing. O problema maior que está em se optar por cursar ensino superior em marketing é justamente a possibilidade de cursos técnicos, algumas vezes até gratuitos, na área.

Isso porque, este mercado costuma ser bem procurado e a possibilidade de cursos técnicos diminui o tempo de formação do profissional, que é justamente o que normalmente a empresa quer: um funcionário já importante para a empresa que então passará a ter um diploma conseguido através de um curso rápido.

Os dois lados da moeda quando se fala em Faculdade de marketing

Segundo especialistas, o problema que faz com que a Faculdade de marketing não tenha tão bons resultados assim é que nem sempre as empresas estão dispostas a contratar um funcionário habilitado na área, o que faz com que muitas vezes se prefira pagar pouco por um técnico ou outro que nem tenha nenhuma informação na área só porque estes cobram barato, do que investir em um profissional que tenha Faculdade de marketing e que cobre um preço justo pelo seu trabalho e dedicação.

Outra questão se encontra em as empresas acharem que contratando um profissional de marketing para uma campanha, já encontrarão resultados, o que está totalmente equivocado, uma vez que ao se criar um processo de propagação, é necessário estabelecer uma sequência. Como a empresa só faz essa contratação uma vez por questões financeiras, como diriam, para economizar, então acabam não vendo resultados nela e mudam de empresa para contratação de outra pessoa que faça o marketing para eles. Este processo acaba gerando uma rotação de empresas do ramo contratadas para anunciar a instituição e então, mais uma vez, o marketing acaba sendo desvalorizado.

Vale a pena fazer faculdade de marketing? Veja esta opção mais barata!

Se você ainda não tem certeza se quer ou não fazer uma faculdade de marketing, ou então, quer começar a trabalhar com isso, recomendamos o PRÓDIGITAL (Programa de Certificação em Marketing Digital) , do Jessé Rodrigues. Clique na imagem abaixo para conhecer mais:

No PR`ÓDIGITAL do Jessé Rodrigues, você vai aprender diretamente com um profissional altamente gabaritado, como funciona este mundo, como ganhar dinheiro e principalmente, como começar, mesmo sem faculdade.

Por apenas R$ 149,70 por mês, você tem acesso a um portal completo, com aulas de marketing digital com o Jessé Rodrigues. 

O Jessé vive há anos de seu trabalho com marketing digital e ensina como você fazer o mesmo.

Veja o conteúdo do PRÓDIGITAL

  • Curso de Marketing Digital para Iniciantes
  • Curso de Certificação de Especialista em Planejamento de Marketing Digital (6 treinamentos)
  • Curso de Certificação de Especialista em Tráfego Pago e SEO (7 treinamentos)
  • Curso de Certificação de Especialista em Conversão e Vendas Online (9 treinamentos)
  • Curso de Certificação de Especialista em Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo (8 treinamentos)
  • Curso de Certificação de Especialista em Métricas e Otimização de Resultados (7 treinamentos)
  • Total 5 Certificados Digitais de Especialista nas Principais Áreas de Marketing Digital
  • Rede Social Exclusiva dentro da Área do Aluno para o seu Networking Profissional
  • Suporte Técnico por E-Mail
  • Garantia até 7 Dias
  • Treinamento Internacional de Mídias Sociais para Empreendedores e Marketing Multinível com Jenny Peterson, Social Influencer Líder em MMN nos EUA
  • Treinamento Internacional sobre Técnicas de Vendas Rápidas para Empreendedores com Preston Peterson, empresário americano que lidera uma das 1000 empresas que mais cresce nos EUA atualmente
  • BÔNUS: Programa de Certificação de Consultores de Marketing Digital Consultor 15K

Sabe o que é melhor nisso tudo? Você não precisa de faculdade para colocar o que ele ensina na prática. Portanto, mesmo que você queira de fato fazer uma faculdade de marketing digital, esta é uma forma de aprender na prática como ele funciona. Vai perder essa oportunidade, que custa menos de 5 reais por dia?

Quero adquirir o PRÓDIGITAL

Faculdade de marketing, mais algumas questões!

Hoje, o mercado já possibilita outras opções de qualificação e por isso a Faculdade de marketing não tão rentável. É possível, por exemplo, fazer RH ou Logística na metade do tempo que a faculdade em questão dura. Sem dúvidas a especificação do marketing nestes cursos não será tão intensa quanto na Faculdade de marketing, porém outras possibilidades vão acabar aparecendo.

No caso de logística, o curso denominado tecnólogo ensina todos os processos de gerenciamento de uma empresa e só então, como utilizar processos de marketing para divulga-la. Neste caso, o profissional não necessariamente estará preso a apenas uma possibilidade. Muito pelo contrário, ele poderá optar em que área e de que forma deseja trabalhar. Você pode também se voltar ao marketing digital para pequenos negóciosque vai desde a criação de sites profissionais, até toda a estratégia que ele envolve.

Aprenda como criar um e-book sem investimento!

Fazer ou não a Faculdade de marketing depende também de qual é o seu cargo em determinada empresa ou ainda onde você pretende chegar. Pesquisar o mercado de trabalho e as suas exigências com relação ao lugar onde você mora também faz toda a diferença na hora de escolher se esta faculdade será ou não feita, uma vez que a demanda solicitada em determinada região pode não condizer com outra, mudando as solicitações empresariais.

Para o empreendedorismo, ela também tem sua função no mínimo questionável!

Leave A Reply

Your email address will not be published.