Tudo o que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

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Vendas pela internet, ou o popularmente conhecido e-commerce, é um dos mercados que mais cresce nos dias de hoje. Cogita-se, entre analistas econômicos, que para o primeiro semestre de 2017, este modelo de compra e vendas crescerá 18% em relação ao mesmo período ao ano anterior. Um crescimento muito acima da média do ocorrido em 2016, em que as vendas pela internet aumentaram somente 5% em relação a todo o mercado de consumo de lojas físicas. Ou seja, um e-commerce de sucesso é garantia de bons lucros!

 

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Nesta balança crescimento/retração, o pêndulo do e-commerce sobe e leva com ele uma fatia significativa de consumidores, porque para o atendimento nas lojas físicas o cliente enfrenta filas, enfrenta trânsito até chegar à loja, passa por toda uma burocracia, por vezes se chateia com a insistência dos vendedores, não encontra o produto desejado, perde muito tempo com distrações dentro da própria loja e sai insatisfeito. Mas para isso, para vender mais pela internet, precisamos de um ecossistema específico!

Porém, como nem tudo são flores, a internet ainda enfrenta – aos olhos de muitos consumidores – o dissabor de ter a própria imagem ligada a algo meio duvidoso, com pouca credibilidade.

 

E-commerce de sucesso, começando pela confiança!

 

Muitos consumidores temem, portanto, colocar os próprios dados bancários na internet para hora de finalizar uma compra e estarem, futuramente, se colocando à mercê de golpistas e bandidos. Então, quem é empreendedor e deseja investir em e-commerce de sucesso, precisa prioritariamente, afastar esse temor – que, sem dúvida, é um dos maiores – que os consumidores ainda possuem acerca da internet.

No entanto, mesmo com todas essas dúvidas, as vendas pela internet não param de crescer. Em 2014, por exemplo, este mercado faturou aproximadamente 16 bilhões, de acordo com o Sebrae. Para 2017, com um intervalo de três anos, acredita-se que este mercado fature imensamente mais. E se você é empresário e quer saber como lucrar com isso, nós ensinamos agora mesmo, os primeiros passos para obter um e-commerce de sucesso.

Achar o produto em 3 segundos, eis a chave do sucesso

Então, venha com a gente e anote aí estas dicas preciosas para fazer o seu negócio na internet decolar. Agilidade e praticidade na hora de o consumidor encontrar o produto – eis aí o primeiro passo para que o seu empreendimento, na internet, tenha sucesso. Saiba que ninguém gosta de entrar em um site e ficar clicando daqui-dali para achar o que deseja.

Se um consumidor precisar dar mais do que três cliques em um site para que ele encontre o que está desejando, ele (consumidor) irá para de procurar, irá sair do seu site e optará por buscar o que deseja no site da concorrência. Então, na hora de colocar um produto à venda pela internet por meio de um site, torne este site eficiente, rápido, ágil, veloz.

Nada de enrolação. Nada de “segurar” o consumidor com tantos cliques, com tantas explicações, seja objetivo. Pois ninguém quer perder tempo. Opte por aplicativos de busca úteis e funcionais, como uma espécie de prateleira, com muita organização.

Ícones e boas apresentações em aplicativos atraem clientes

Um dos modelos que costuma dar muito certo e agradar em cheio quaisquer públicos-alvo é a utilização de ícones ilustrativos para agilizar a compra. O ícone carrinho de compras, por exemplo, é muito fácil de ser utilizado, e instalado. Quem compra pela internet quer um feedback constante porque precisa saber se a compra está ou não está dando certo.

Então, o carregamento das páginas precisa ser o mais rápido possível, geralmente três segundos é o tempo ideal. Outra dica importantíssima para que o seu negócio de vendas pela internet seja um sucesso é ficar de olho em como o seu site está sendo adaptado para tablets ou aparelhos celulares, porque nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais mobiles, realizando cada vez mais compras por meio de aparelhos móveis.

Afinal, durante o dia a dia corrido, muitas vezes ninguém consegue parar em frente a um computador para finalizar uma compra, e opta mesmo pelo uso do aparelho celular.

 

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E-commerce de sucesso precisa ser responsivo!

 

Porém, é frequente a reclamação dos consumidores quanto a apresentação de produtos nos aparelhos móveis, isto porque geralmente os empreendedores relegam estes a segundo plano, e não conseguem (ou não acham importante) adaptarem os sites para os mobiles.

E o cliente quer as mesmas informações de um site convencional para os aparelhos celulares. Então, você empresário que investe em e-commerce, saiba que é preciso checar a apresentação deste em aparelhos móveis.

Cumpra os prazos de entrega e os acordos feitos

E se quer passar credibilidade, faça uma boa apresentação de seus produtos. Pois a máxima que diz que a primeira impressão é a que fica ainda está valendo, viu.

Portanto, tire fotografias de nível profissional, com alta qualidade, com precisão. Nada de fotos embasadas, mal iluminadas, mal feitas. Boas fotografias de seu produto renderam melhor visibilidade, e isto, com certeza, atrairá clientes.

E para conseguir total confiabilidade, nada de descumprir o combinado. Se está no site que a sua empresa pode fazer a entrega em determinado dia, cumpra este prazo. isso deve ser pensado já no planejamento do funil de vendas no marketing digital!

 

mantenha a confiabilidade!

 

Se está no site que a compra pode ser parcelada, cumpra este acordo. Pois o combinado não sai caro. E o contrário sim. Porque o descumprimento de acordos e prazos faz a sua marca cair em descrédito na boca do consumidor, e daí em diante, o fracasso pode estar próximo a você. Então, cumpra o prometido.

Se já faz isso, agora é a hora de se mostrar ainda mais para o seu público-alvo. Melhore a visibilidade de sua marca, crie logotipos, banner, imagens atrativas que o ajudarão ainda mais a vender o seu negócio. E se quer mesmo deixar a sua empresa competitiva e bem vista para toda a internet, opte por mecanismo de SEO, um sistema de buscas que coloca a sua marca em visibilidade, que melhora a sua imagem, que facilita as buscas, que diminui o índice de rejeição da sua empresa na internet.

E fique de olho na legislação porque existem regras e normas, tanto para os empreendedores quanto para os clientes. Prazos de troca e políticas de troca precisam estar bem definidos e claros em seu site, afim de que posteriormente o cliente não se sinta lesado ou enganado por você e pela sua marca. Então, muita atenção a estas normas, elas são fundamentais.

Tem alguma dúvida ou sugestão?

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