E-commerce de sucesso em 5 passos!
O comércio digital está cada vez mais presente na vida das pessoas. São bilhões e bilhões de dólares movimentados todos os anos. Com isso, esta se mostra como uma estratégia altamente eficiente para dar escala ao processo de vendas de qualquer empresa. Mas como montar um e-commerce de sucesso?
Existem muitos fatores envolvidos. Mas para te ajudar, selecionei 5 passos que todos devem seguir!
Montando um e-commerce de sucesso!
Passo 1: Planejamento
Como qualquer outro negócio um e-commerce requer investimentos e planejamento. O objetivo deste artigo não é planejar, mas identificar alguns passos essenciais para o sucesso do seu e-commerce.
Recomendo-lhe, pela minha própria experiência, que antes de ter seu e-commerce, avalie cuidadosamente seus objetivos e defina seu orçamento. Avalie seu produto, pesquise a concorrência e se possível teste-o. Alguns empreendedores confundem páginas na web com e-commerce e pior, acreditam que o e-commerce por si só traz resultados. Não é mais assim, se é que algum dia foi! Embora as vendas na Internet não parem de crescer no Brasil, segundo o Ebit, 70% dos e-commerce não tem nem 10 vendas por mês. São dados alarmantes!
Passo 2: Monte sua estrutura
Dentre toda estrutura necessária em qualquer negócio comum ao e-commerce, existem algumas especificidades:
1. Irá precisar de uma plataforma. Existem plataformas gratuitas e prontas para o uso. Sugiro uma plataforma paga e adaptada ao seu negócio, pensada por profissionais experientes e resultado de um estudo das suas aspirações e de sua realidade avaliadas num briefing.
2. Um gateway de pagamento (existem outras formas de receber pagamentos) para assegurar o pagamento de suas vendas.
3. Caso opte receber pagamentos na sua própria loja em parceria com a Cielo por exemplo (o que agiliza a venda), haverá a necessidade de garantir a segurança das informações cadastrais do seu cliente através de sistemas de segurança de proteção de dados (SSL).
Se quiser oferecer a opção de boleto como forma de pagamento, até a publicação deste artigo, apenas o Banco Itaú e o Banco Bradesco ofereciam este serviço de acordo com a legislação vigente, então uma boa alternativa é o Pag Seguro, embora as taxas sejam um pouco mais caras. 4. Parece óbvio, mas muitos nem se preocupam em escolher um bom domínio para seu e-commerce e nem registrar sua marca junto ao Inpi, mas são detalhes importantes e que lhe garantem que depois de todo esforço, tempo e investimento em sua marca, nenhum espertalhão a roube de você.
4. Atente-se que cada vez mais o acesso à internet se dá por smartphones e tabletes, e sendo assim é essencial que seu site de e-commerce seja responsivo, ou seja, se adeque ao instrumento usado para acessá-lo.
Passo 3 Conteúdo
Para ter um e-commerce de sucesso, conteúdo é fundamental! A Internet, os softwares e hardwares passam por uma evoçução constante. Deve ser ter cuidado com a escolha do tema no site. A apresentação do site deve ser clean, fácil e intuitiva. Estude cuidadosamente as cores do site, as fotos e arte que serão colocados. O conteúdo do site deve ser pensado em facilitar a compra, os botões CTA (call to action) devem estar visíveis e em lugares estratégicos. Informações insuficientes não ajudam, informações demais atrapalham. Pense bem no uso de plug-ins. As fotos são importantes na apresentação dos produtos, descrições detalhadas com palavras chaves também devem ser consideradas. Os vídeos cada vez mais desempenham papel principal no novo cenário do e-commerce. E pesquisas mostram que a gameficação de um site aumenta muito suas chances de sucesso. Nem todos os e-commerce se adequarão a esta novidade, mas devem ser levadas em consideração.
Passo 4: Geração de Tráfego
Um e-commerce é uma vitrine aberta 24 horas por dia 7 dias por semana. O tráfego gerado no site pode vir de forma natural, orgânica ou pode ser impulsionada através de mecanismos de buscas como o Google. Estruturar o site de forma “amigável” a estes mecanismos requer um pouco mais de detalhes e que não é a finalidade deste artigo. Estruturas de apoio como blogs, páginas de captura, campanhas pagas e o uso de redes sociais também devem estar nos planos de quem abre um e-commerce. Campanhas de e-mail marketings devem ser avaliadas e o uso de ferramentas pensado. Existem muitas ferramentas de suporte ao Inbound marketing e que farão o seu e-commerce de sucesso!
Passo 5: Gerenciamento
Sabendo de todas estas coisas pense numa estrutura independente. Se você tem loja física e pensa em abrir uma loja virtual e usar as mesmas pessoas, o mesmo caixa, o mesmo estoque, penso que terás um grande problema pela frente. Pense seu e-commerce gerenciado por uma equipe própria, com estoque próprio, caixa próprio e integre as atividades voltadas no e-commerce racionalmente. Até a conclusão deste artigo participei de dois projetos distintos de e-commerce. Foi uma maratona, ainda mais para mim, que era totalmente analfabeto digital. Sou empreendedor, e se você assim como eu quer abrir um negócio digital, minha melhor dica é: estude, se aperfeiçoe e cerque-se de profissionais capazes e competentes para lhe auxiliar neste desafio. Falo mais sobre isso em meu blog, o psicovendas!
Sucesso!