Como usar o Inbound Marketing em sua empresa?

O Inbound marketing, nada mais é do que, o tão conhecido novo marketing. Novo porque as estratégias utilizadas para se conseguir clientes são totalmente diferenciadas da ideia do tradicional, onde a empresa procurava seu cliente. No Inbound marketing, é o cliente que procura a empresa, uma vez que ele a conhecer através de alguma “isca” jogada por ela, mas que não foi um envio direto ou um telefone, uma vez que esta metodologia traz a ideia de apenas mostrar, inclusive sem querer, que aquele produto e a marca são melhores.
Existem inúmeros tipos de estratégias do Inbound marketing e entre elas, meios digitais ou até presenciais. Estas estratégias são muito mais bem vistas pelo cliente, que não precisa mais se chatear om ligações de propagações irritantes ou recebimento de panfleto na rua em hora inconveniente. Até porque, o Inbound marketing trabalha com um público específico, que automaticamente, em algum momento, demonstrou interesse em adquirir os produtos daquela empresa.

 

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Leia também: Outbound marketing, o que é e ainda funciona?

COMO CONSEGUIR CLIENTES COM O INBOUND MARKETING?

Normalmente, o ponto chave de uma empresa ao utilizar este tipo de marketing é conseguir que seus clientes sejam atraídos pela empresa, sejam eles antigos consumidores ou novas possibilidades de compra. Desta forma, tudo o que for possível ser feito objetivando que a clientela sinta vontade de comprar determinado produto naquele lugar, será feito, uma vez que existem muitas estratégias que geram atração.
A base de se conseguir clientes está interligada com a questão de passar para o seu público um conteúdo inteligente o suficiente para que ele queira saber mais sobre aquilo.

Se este conteúdo não for bem elaborado, o leitor não vai querer continuar fazendo as leituras ou conhecendo aquela marca, porque ela já provou não ter credibilidade com a publicação de conteúdos que não passam conhecimento ou informações relevantes.

Características do Inbound marketing

Ser enviado às pessoas certas também é a base, uma vez que, por mais que o conteúdo seja bom, deve ser utilizado sempre para atrair clientes com potencial e não qualquer consumidor. Isso porque, se o conteúdo for enviado para a pessoa certa, que se interessou por ele em algum outro momento, ele terá muito mais chances de mais tarde, se transformar em uma finalização de compra.
Isso porque, sabendo quem é o seu público alvo já no primeiro momento, é possível produzir um material de envio específico para ele, com as informações que ele pode vir a querer saber ou que já demonstrou dúvidas em outras partes do processo.
É preciso entender que o Inbound marketing não tem, de forma nenhuma, o objetivo de vender o seu produto já de cara, como acontece com o Outbound marketing. O Inbound apenas mostra indiretamente, deixa o cliente conhecer sobre o que se trata e quais são as possibilidades de compra. Inclusive, é possível entender este processo através do chamado Funil de Vendas, onde até a venda acontecer há todo um processo que a orienta e o cliente vai passando de estágios.

ENTENDENDO AS ESTRATÉGIAS INBOUND MARKETING

Uma das formas de propaganda da Inbound marketing é através da geração de leads em sites específicos, algumas vezes, inclusive da própria empresa. Quando o cliente vai até um site que pesquisou no Google, por exemplo, aparece um pequeno quadrado ou retângulo neste espaço, oferecendo benefícios se este for clicado. Então, a pessoa acaba apertando e assim, provando que estava no site, visitando aquele conteúdo ou produto que a empresa vende.
Este lead é basicamente um questionário que é preenchido onde são respondidas perguntas relacionadas ao conhecimento do cliente referente ao produto e ainda, os seus dados pessoais. Assim, quando a empresa recebe estes leads preenchidos, ela automaticamente sabe quais são seus clientes com potencial, que por algum motivo pesquisaram aqueles produtos. Dessa forma, é elaborado um material específico e enviado para o endereço de e-mail do consumidor.
A questão do Inbound marketing também está justamente na ideia de fazer os seus clientes que já compraram em sua empresa a continuar comprando e para isso existe o termo fidelizar. Fidelizar um cliente é utilizar as melhores estratégias possíveis para mostrar para ele que a sua empresa é a melhor e tem tudo o que ele precisa.
Com a fidelização é possível trata-lo com um diferencial, como se ele, naquele momento, fosse exclusivo. A fidelização começa assim que o cliente adquire seu produto e sai da loja, com a empresa ligando para ele questionando se este se encontra satisfeito. Assim, este será o espaço escolhido para novas compras.

 

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