Como criar as melhores campanhas no Google Adwords!

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Caso você tenha criado seu blog e ainda não teve nenhuma visita, o primeiro passo para sair desta situação é criar campanhas no Google AdWords. Muitas pessoas veem o Google adwords como uma ferramenta muito complexa. E de fato, pode até parecer, no entanto, começar a usar o Google Adwords não é tarefa difícil.

Ainda que você esteja iniciando seu negócio e com o orçamento curto, o serviço do Adwords é um dos mais eficientes para conseguir mais visitantes para seu blog, e por isso, vale a pena investir na ferramenta. Neste artigo, iremos dar algumas dicas de como criar as melhores campanhas no Google Adwords.

 

Campanhas no google adwords

 

Iniciando Campanhas no Google Adwords

Um ponto importante a se destacar para quem está começando campanhas no Google Adwords, é o fato de que a taxonomia da ferramenta pode não ser tão facilmente compreendida para iniciantes. E para compreender o funcionamento, você deve saber que os anúncios são separados por campanhas, onde cada uma pode trazer diversos grupos de anúncios, o que é conhecido como AdGroups.

E cada um desses grupos tem a possibilidade de conter diversos anúncios e palavras-chave diferentes. Na maioria das vezes, é indicado guardar apenas um número não muito alto de grupos por campanha. No entanto, caso você tenha a intenção de botar em prática diversos anúncios para fazer testes sobre quais funcionam melhor, é recomendável usar mais grupos de anúncios.

Leia mais em: 5 dicas para ganhar mais com o Google Adsense

 

Definindo seu orçamento

Podemos afirmar que esta é uma das etapas mais importantes e de maior dificuldade de utilização de forma correta na ferramenta de campanhas no Google Adwords. É preciso que você fique sempre alerta para um aspecto: o orçamento para determinada companha envolve dois itens, que são o lance e o orçamento global diário.

O lance escolhido irá fazer com que você possa pagar a campanha por cliques, impressão ou conversão. Assim, o valor do seu lance nada mais é do que o valor máximo que você está disposto a pagar, e este valor irá ter influência sobre o ranking do anúncio. Neste ponto, você deve analisar seus objetivos e o quanto você tem disponível para gastar em sua campanha.

Procure fazer um cálculo de quanto você tem disponível para gastar em determinado mês, e divida este valor por 30, e assim, você irá ter o valor que deverá ser pago por dia. Vamos usar como exemplo uma campanha CPC(Custo por clique). Neste tipo de campanha, após receber uma determinada quantidade de cliques que batam o valor diário que você escolheu para o dia, o Google não irá mais mostrar seu anuncio até o próximo dia. Vale também ressaltar que você pode alterar estas indicações quando bem entender.

 

Escrevendo o seu anúncio

Após fazer todos os ajustes no que diz respeito a orçamento, chegamos no momento de produzir seu anúncio. Uma questão de extrema importância aqui, é não copiar ou reproduzir ideias de empresas concorrentes, pois caso você o faça, poderá receber punições por direitos autorais.

O Google Adwords te dá muitas possibilidades de trabalho. Comece escrevendo uma pequena manchete, com cerca de 30 caracteres. Após isso, crie mais duas linhas que descrevam a manchete, sempre com o pensamento de que você tem que atingir seu leitor de maneira que faça ele comprar seu produto.

Uma estratégia que costuma funcionar muito bem nas campanhas no Google Adwords, é a inserção de ofertas tentadoras, como grandes descontos, ou o famoso “pague um, leve dois”. Mas nunca se esqueça de ser cuidadoso, pois o Google aprova e policia rigorosamente os anúncios, então, a qualquer ação duvidosa, você pode estar sujeito a uma punição.

Escolhendo as palavras-chave

Após o anúncio em si, você deverá escolher suas palavras-chave. Na maioria das vezes, as corporações costumam usar as mesmas palavras-chave do SEO de seu blog. Logo, quanto mais usual for determinada frase ou termo, consequentemente maior será o número de visitas, ocasionando um aumento também na ocorrência para esta procura.

Caso as palavras-chave escolhidas por você forem mais estreitas, você terá menos visitas, no entanto, também terá menos concorrência. Sempre pense que, o fato de que para os termos de procura que tenham um tráfego pequeno, o Google não irá mostrar os anúncios na maioria dos lugares para os visitantes, porém você vai ser um dos poucos candidatos para este determinado termo. Fazendo, desta forma, com que você se aproxime dos clientes que estão à procura de seu segmento de mercado.

A própria ferramenta do Google Adwords, chamada de Keyword Planner, te oferece ajuda na escolha das palavras-chave, te apresentando um leque de opções de palavras que você talvez não tenha pensado. E além disso, o Keyword Planner faz uma estimativa de quantas visitas as palavras propostas irão gerar, além do nível de concorrência que será proporcionado.

 

Leia mais em: Como analisar os dados do Google Analytics corretamente? 

 

Acompanhando seu desempenho

Após todo o processo de criação de um anúncio, você terá a possibilidade de acompanhar o desempenho do anúncio criado anteriormente. O Google Adwords exibe ao usuário um gráfico detalhado com tudo sobre o anúncio publicado. Além disso, o Adwords ainda te situa sobre a situação das palavras-chave, mostrando como elas estão atuando.

Campanhas no google adwords

 

Refinando seus anúncios

Quando o assunto é Google Adwords, o trabalho nunca acaba. Por exemplo, um anúncio que funcionou muito bem no mês passado, pode não estar trazendo os resultados desejados neste momento. Isso pode ser ocasionado pela auditoria do Google sobre sua qualidade, ou até mesmo por um concorrente que está oferendo serviços ou produtos melhores que os seus, de forma mais atrativa.

Sendo assim, esteja sempre de olho em seus anúncios ativos, acompanhando quais deles estão dando retorno e quais estão sendo inúteis, e quando for necessário, aumente seus lances. Tire os anúncios que não são eficientes do ar e altere-os completamente na parte textual, para ver se ele traz mais cliques. Caso isso não funcione, continue tentando otimizar o anúncio, alterando outras características ou melhorando-as.

 

Seguindo esses passos, se torna muito mais fácil criar as melhores campanhas no Google Adwords. Agora que você aprendeu, é hora de pôr em prática! Surgiu alguma dúvida ou sugestão? Fale conosco!

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