7 passos para se tornar um diretor de marketing

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Quem tem interesse ou já atua na área de marketing digital, deve ter ouvido falar, em algum momento, no diretor de marketing e em quem ocupa este cargo.

Também é possível que tenha se deparado com o termo CMO (Chief Marketing Officer) sigla em inglês, que significa basicamente o mesmo que diretor de marketing.

Mas afinal de contas, o que significa ser um diretor de marketing? Neste artigo, serão explicadas quais são as funções atribuídas a essa profissão e o que fazer para exercê-la com excelência.

Primeiramente, algumas definições importantes para ser um diretor de marketing

Antes de falar sobre o que faz diretor, vamos rever antes alguns conceitos sobre marketing. Ainda hoje, principalmente para quem está de fora ou é novo na área, existem dúvidas sobre as diferenças entre publicidade e marketing.

Por muito tempo, houve quem acreditasse que “fazer marketing” seria o mesmo que “fazer propaganda”. E não deixa de ser verdade que, em tempos menos competitividade, quem usa-se meios de comunicação tradicionais para divulgar seu produto, estava um passo à frente dos concorrentes.

No entanto, na prática, o marketing envolve algo muito mais amplo. Promover um produto ou serviço simplesmente, não garante vendas, em especial na era em que vivemos.

A publicidade é somente um dos itens englobados pelo marketing. Seu papel é comunicar os atributos de uma marca, por meio de campanhas, desdobradas nas várias mídias disponíveis hoje.

Para o setor de marketing, definir quais serão as ferramentas utilizadas em uma ação publicitária, é necessário trabalhar outros fatores antes.

Conhecer o mercado a fundo, identificar qual é o público-alvo, definir o posicionamento de marca, escolher a praça de comercialização, traçar uma estratégia de preço e executar ações, são alguns desses fatores.

E por que isso tudo é tão importante para o marketing atual?

Nunca houve uma época tão competitiva como a de hoje. Novas marcas surgem a todo momento.

Se já havia grande concorrência entre as empresas antes, utilizando mídias tradicionais, com o boom da internet, a disputa se tornou muito mais acirrada.

Graças a popularização dos celulares, tablets e outros aparelhos com acesso à rede, os consumidores de hoje são mais informados. Por consequência, são também mais seletivos e estão sempre em busca de adquirir produtos e serviços que ofereçam diferenciais.

 

diretor de marketing

 

Esse fenômeno despertou a atenção do setor de marketing, para focar seus esforços em delinear verdadeiras estratégias de comunicação e relacionamento com os clientes.

Para que isso ocorra com sucesso, é fundamental que o diretor de marketing seja uma pessoa foca e preparada para essa função. O tempo em qualquer indivíduo poderia assumir essa responsabilidade, de forma amadora, fico para trás!

Somente com conhecimentos técnicos e práticos, e bastante aprofundados, um profissional de marketing poderá encarar o desafio de gerir e encontrar soluções, que impulsionem as vendas e fortaleçam a imagem de uma empresa.

Como se tornar essa pessoa capaz de dirigir o marketing de uma empresa

Para os que se identificam com a área e acreditam ter o perfil para assumir a responsabilidade de ser um diretor de marketing, separamos 7 passos para se tornar um grande profissional na área. Confiram:

1 – Formação em marketing ou similares:

Diante do nível de exigência do mercado atual, é indispensável que um diretor de marketing possua formação na área.

É muito comum que uma pessoa já graduada em outra área, como publicidade e propaganda ou administração, acabe enveredando para o setor de marketing. No entanto, por não ter conhecimentos técnicos, perde chances de ser promovido a diretor um dia.

Sendo assim, é fundamental cursar alguma especialização, como o MBA (Master in Business Administration, que significa Mestre em Administração de Negócios), com ênfase em marketing.

2 – Conhecimento prático em marketing:

Somente estudar marketing não basta. Para ser diretor, é necessário ter conhecimento prático.

Talvez seja difícil para as gerações mais jovens, com anseios de crescer profissionalmente o mais depressa possível.

Todavia, dificilmente alguém já começa em um cargo de direção. Quem deseja estar à frente de um setor de marketing um dia, deve começar de baixo, em cargos de assistente ou mesmo social media, adquirindo know-how na área.

3 – Comunicação verbal e por meio da escrita:

Na área de marketing e comunicação, é fundamental que um diretor saiba expressar suas ideias, seja falando, seja escrevendo.

 

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O profissional será responsável por designar tarefas a sua equipe, transitar entre diversos setores de uma empresa e fazer a ponte entre os seus proprietários e o público. Também terá de gerar relatórios periodicamente e montar apresentações com resultados.

Todavia, não se deve desistir do objetivo de ser um CMO, por não possuir essas habilidades naturalmente.

Dentro das graduações, o normal é que existam disciplinas voltadas em melhorar a redação e a oratória dos alunos. Caso contrário, há oficinas extracurriculares com esse mesmo objetivo.

4 – Papel de liderança:

O CMO deve ter talento com pessoas, pois irá dirigir equipes, que dependendo do porte da empresa, podem ser bem numerosas.

Lembrando que líderes devem ser inspiradores, motivadores e devem discernir qual o momento de agir com relação a algo ou alguém.

5 – Observação e curiosidade:

Reparem que, em geral, o que difere um profissional de comunicação dos de outras áreas de atuação, e a vontade de saber sobre algo.

Quem trabalha com marketing deve ser curioso! Isso faz toda a diferença na hora de entender o comportamento do consumidor, por exemplo.

Observar também é fundamental. O setor de marketing exige atenção, tanto com as pessoas de dentro, como um olhar apurado para quem está de fora.

Quem deseja ser diretor, deve observar pessoas e acontecimentos o tempo todo.

6 – Perfil analítico:

Além de analisar os consumidores, um diretor deve ser bom em interpretar dados.

As ações de marketing e comunicação implica nas gerações de relatórios periodicamente, aferindo seus os resultados concretos. Portanto, a pessoa responsável por comandá-la deve saber interpretá-los.

7 – Manter o foco:

Profissionais qualificados para dirigir um setor, com todas essas responsabilidades, devem possuir total foco em um objetivo principal que, em geral, é o de aumentar vendas.

Portanto, quem almeja ocupar esse posto um dia deve, desde já, aprender a direcionar seus esforços e a trabalhar com metas bem delineadas.

 

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