7 passos para se tornar um diretor de marketing
Quem tem interesse ou já atua na área de marketing digital, deve ter ouvido falar, em algum momento, no diretor de marketing e em quem ocupa este cargo.
Também é possível que tenha se deparado com o termo CMO (Chief Marketing Officer) sigla em inglês, que significa basicamente o mesmo que diretor de marketing.
Mas afinal de contas, o que significa ser um diretor de marketing? Neste artigo, serão explicadas quais são as funções atribuídas a essa profissão e o que fazer para exercê-la com excelência.
Primeiramente, algumas definições importantes para ser um diretor de marketing
Antes de falar sobre o que faz diretor, vamos rever antes alguns conceitos sobre marketing. Ainda hoje, principalmente para quem está de fora ou é novo na área, existem dúvidas sobre as diferenças entre publicidade e marketing.
Por muito tempo, houve quem acreditasse que “fazer marketing” seria o mesmo que “fazer propaganda”. E não deixa de ser verdade que, em tempos menos competitividade, quem usa-se meios de comunicação tradicionais para divulgar seu produto, estava um passo à frente dos concorrentes.
No entanto, na prática, o marketing envolve algo muito mais amplo. Promover um produto ou serviço simplesmente, não garante vendas, em especial na era em que vivemos.
A publicidade é somente um dos itens englobados pelo marketing. Seu papel é comunicar os atributos de uma marca, por meio de campanhas, desdobradas nas várias mídias disponíveis hoje.
Para o setor de marketing, definir quais serão as ferramentas utilizadas em uma ação publicitária, é necessário trabalhar outros fatores antes.
Conhecer o mercado a fundo, identificar qual é o público-alvo, definir o posicionamento de marca, escolher a praça de comercialização, traçar uma estratégia de preço e executar ações, são alguns desses fatores.
E por que isso tudo é tão importante para o marketing atual?
Nunca houve uma época tão competitiva como a de hoje. Novas marcas surgem a todo momento.
Se já havia grande concorrência entre as empresas antes, utilizando mídias tradicionais, com o boom da internet, a disputa se tornou muito mais acirrada.
Graças a popularização dos celulares, tablets e outros aparelhos com acesso à rede, os consumidores de hoje são mais informados. Por consequência, são também mais seletivos e estão sempre em busca de adquirir produtos e serviços que ofereçam diferenciais.
Esse fenômeno despertou a atenção do setor de marketing, para focar seus esforços em delinear verdadeiras estratégias de comunicação e relacionamento com os clientes.
Para que isso ocorra com sucesso, é fundamental que o diretor de marketing seja uma pessoa foca e preparada para essa função. O tempo em qualquer indivíduo poderia assumir essa responsabilidade, de forma amadora, fico para trás!
Somente com conhecimentos técnicos e práticos, e bastante aprofundados, um profissional de marketing poderá encarar o desafio de gerir e encontrar soluções, que impulsionem as vendas e fortaleçam a imagem de uma empresa.
Como se tornar essa pessoa capaz de dirigir o marketing de uma empresa
Para os que se identificam com a área e acreditam ter o perfil para assumir a responsabilidade de ser um diretor de marketing, separamos 7 passos para se tornar um grande profissional na área. Confiram:
1 – Formação em marketing ou similares:
Diante do nível de exigência do mercado atual, é indispensável que um diretor de marketing possua formação na área.
É muito comum que uma pessoa já graduada em outra área, como publicidade e propaganda ou administração, acabe enveredando para o setor de marketing. No entanto, por não ter conhecimentos técnicos, perde chances de ser promovido a diretor um dia.
Sendo assim, é fundamental cursar alguma especialização, como o MBA (Master in Business Administration, que significa Mestre em Administração de Negócios), com ênfase em marketing.
2 – Conhecimento prático em marketing:
Somente estudar marketing não basta. Para ser diretor, é necessário ter conhecimento prático.
Talvez seja difícil para as gerações mais jovens, com anseios de crescer profissionalmente o mais depressa possível.
Todavia, dificilmente alguém já começa em um cargo de direção. Quem deseja estar à frente de um setor de marketing um dia, deve começar de baixo, em cargos de assistente ou mesmo social media, adquirindo know-how na área.
3 – Comunicação verbal e por meio da escrita:
Na área de marketing e comunicação, é fundamental que um diretor saiba expressar suas ideias, seja falando, seja escrevendo.
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O profissional será responsável por designar tarefas a sua equipe, transitar entre diversos setores de uma empresa e fazer a ponte entre os seus proprietários e o público. Também terá de gerar relatórios periodicamente e montar apresentações com resultados.
Todavia, não se deve desistir do objetivo de ser um CMO, por não possuir essas habilidades naturalmente.
Dentro das graduações, o normal é que existam disciplinas voltadas em melhorar a redação e a oratória dos alunos. Caso contrário, há oficinas extracurriculares com esse mesmo objetivo.
4 – Papel de liderança:
O CMO deve ter talento com pessoas, pois irá dirigir equipes, que dependendo do porte da empresa, podem ser bem numerosas.
Lembrando que líderes devem ser inspiradores, motivadores e devem discernir qual o momento de agir com relação a algo ou alguém.
5 – Observação e curiosidade:
Reparem que, em geral, o que difere um profissional de comunicação dos de outras áreas de atuação, e a vontade de saber sobre algo.
Quem trabalha com marketing deve ser curioso! Isso faz toda a diferença na hora de entender o comportamento do consumidor, por exemplo.
Observar também é fundamental. O setor de marketing exige atenção, tanto com as pessoas de dentro, como um olhar apurado para quem está de fora.
Quem deseja ser diretor, deve observar pessoas e acontecimentos o tempo todo.
6 – Perfil analítico:
Além de analisar os consumidores, um diretor deve ser bom em interpretar dados.
As ações de marketing e comunicação implica nas gerações de relatórios periodicamente, aferindo seus os resultados concretos. Portanto, a pessoa responsável por comandá-la deve saber interpretá-los.
7 – Manter o foco:
Profissionais qualificados para dirigir um setor, com todas essas responsabilidades, devem possuir total foco em um objetivo principal que, em geral, é o de aumentar vendas.
Portanto, quem almeja ocupar esse posto um dia deve, desde já, aprender a direcionar seus esforços e a trabalhar com metas bem delineadas.
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