4 Perguntas Cruciais que você deve responder antes de começar uma estratégia de SEO por conta própria
Os mecanismos de buscas estão cada dia mais inteligentes e exigentes. Todos os dias, o Google lança cerca de 15 atualizações em seus algoritmos de indexação e análise de conteúdo, fruto de minuciosas análises de sites como o seu e o meu {Fonte: Hubspot}.
Frente à isso, eu tenho que contar que não será suficiente estudar somente estudar como pesquisar palavras-chave ou escrever títulos persuasivos ou, muito menos, usar as melhores ferramentas de SEO.
Hoje em dia, otimizar um site tem muito mais a ver com a experiência e satisfação do usuário, do que efetivamente usar técnicas de otimização para obter o primeiro lugar na busca. Até porque, existem diversas pesquisas que comprovam que nem sempre o primeiro lugar é o que mais leva visitantes ao seu site.
Frente à isso, eu vou listar algumas perguntas que você deve se fazer para decidir se é realmente rentável executar uma estratégia de search engine optimization por conta própria.
1) Você realmente entende o conceito do Novo SEO?
Se você pensa que otimização é somente gerar visitas para um site e ponto final, eu tenho uma coisa para te dizer: ‘Você está extremamente equivocado’.
Ter um site na primeira página do Google tem muito mais a ver com a experiência do usuário do que com técnicas de SEO, ou melhor, no topo da lista de ‘objetivos da campanha’ deve estar a ‘satisfação do usuário’.
Pense bem: De que adianta ter um blog com milhares de visitante que não voltam ao blog ou não executam nenhuma ação de conversão?
2) Você entende onde começa e até onde vai o papel do Profissional de SEO?
Na era do mobile, da busca por voz… não é mais tão eficiente somente usar uma ferramenta de busca de palavras-chave para entender o comportamento do usuário.
Na maioria das vezes, o processo começa com a interpretação dos dados atuais do site, para definir os próximos passos. Ferramentas de Heatmaps {Mapas que mostram como o usuário navega em seu site} nunca foram tão úteis como nos dias de hoje.
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Hoje o profissional de SEO deve levar o usuário para o site e fazer com que ele execute uma conversão {Cadastro, compra…}. Se você pensou que esse trabalho era somente do Webmaster, continua equivocado!
Você sabe como evitar punições e banimentos?
Além de aprender a fazer, você deve aprender o que não deve ser feito.
Imagine que você tenha perdido dias, semanas ou meses otimizando um site e do nada o Google o puni. Que chato, hen?
Pois fique sabendo que isso é mais normal do que parece.
Você está disposto?
Além de saber é preciso ter disposição. Viu?
Perder horas do dia analisando dados, fazendo testes e buscando novas oportunidades não é para qualquer um.
O trabalho de otimização deve ser consistente. Depois que começa, é difícil saber quando parar!